4 Dicas Sobre VirtualDub Para Melhorar Seu Desempenho
No VirtualDub é possível fazer os mais variados tipos de edição de vídeo graças à variedade de ferramentas do software. Temos visto que, através dele, podemos editar as configurações de um vídeo, customizar a parte visual ou até editar o áudio de um arquivo. E é claro que, com todas essas possibilidades, ele não poderia deixar de ter uma boa usabilidade. Por isso, no post de hoje eu trago algumas dicas sobre VirtualDub, mais exatamente 4 dicas para melhorar o seu desempenho no uso do software.
Alterar a visualização dos painéis de vídeo
Nas videoaulas sobre VirtualDub do nosso canal vimos que o layout do software é constituído por dois painéis de vídeo: input e output (entrada e saída, respectivamente). O Input (painel da esquerda) mostra o vídeo de origem, sem edições. Por outro lado, o Output (painel da direita) apresenta o vídeo com as edições aplicadas.
A exibição dos dois painéis de uma só vez acaba dificultando a visualização de ambos os vídeos. Por isso, o VirtualDub possui algumas opções que possibilitam alterar a visualização desses painéis. Essas alterações podem ser feitas no segundo bloco de opções do menu View.
No menu View > Pane layout você pode escolher entre visualizar somente um dos painéis (Input pane only e Output pane only) ou visualizar ambos (Both panes). Além disso, você pode definir que os painéis se autoajustem à janela ativando a opção Auto-size Panes.
Ainda no menu View, há outras quatro opções para alterar o modo de exibição dos painéis:
- Input video pane: habilita a reprodução do vídeo do painel input;
- Output video pane: habilita a reprodução do vídeo do painel output;
- Arrange video panes vertically: posiciona os painéis de vídeo na vertical, um embaixo do outro;
- Swap input/output panes: inverte a posição dos painéis de vídeo.
Exibir faixas de áudio (waveform) do vídeo
Outra opção que ajuda muito na edição dos vídeos é a exibição das faixas de áudio, ou waveform. A waveform é a representação gráfica de uma faixa de áudio. Ela utiliza ondas para representar as variações em um áudio e, quanto mais alto o som emitido pela faixa de áudio, mais alta será a onda representada na waveform.
Para exibir as faixas de áudio de um vídeo basta clicar no menu View > Audio display. Um gráfico igual ao da imagem acima deverá aparecer. Caso apareça a mensagem “Audio display is disabled because the audio track is compressed.”, você deverá utilizar um conversor de vídeo para alterar a codificação do seu áudio.
Ao exibir as faixas de áudio, você pode alterar o modo de exibição de waveform para spectrogram clicando com o botão direito em qualquer lugar da faixa de áudio e selecionando a opção Spectrogram. Dessa forma, você visualizará a representação das frequências da faixa de áudio através de espectros no gráfico.
Criar vídeos de teste
Essa é uma opção que poucos usuários do VirtualDub conhecem, apesar de ser de fácil acesso. Muitas vezes queremos utilizar certas ferramentas em nossos vídeos sem saber exatamente suas funções, o que pode vir a estragar toda a edição feita. Por isso, o software possui uma opção que possibilita criar um vídeo para que você teste suas configurações e edições nele antes de aplicar no vídeo final. Para isso, basta clicar no menu Tools > Create test video e, em seguida, selecionar um dos modelos da lista para gerar o vídeo.
Editar mais de um vídeo simultaneamente no VirtualDub
Sem dúvidas, de todas as dicas desse post, essa é a melhor delas. Na maioria dos softwares de edição de vídeo, só é possível editar um vídeo por vez devido ao alto uso de processamento utilizado. Porém, o VirtualDub é um software que não força tanto o processador, por isso, ele permite que você abra uma nova janela e edite mais de um vídeo simultaneamente. Para isso é bem simples, basta clicar no menu Tools > Open new program instance e pronto, uma nova janela do VirtualDub será aberta.
Com essas dicas sobre VirtualDub eu aposto que você utilizará o software com muito mais agilidade e facilidade. Mas e aí, o que achou das dicas? Se gostou, comenta aí! E se tiver alguma outra dica interessante, compartilha com a gente.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.