Agilize Suas Edições Com a Automação de Script do Chasys Draw IES
Poder agilizar tarefas que exigem muitas repetições é sempre algo muito bem-vindo. Em diversos softwares, independente da área ao qual são desenvolvidos, podemos criar macros que possibilitam gravarmos uma sequência de ações feitas e reproduzi-las em novos arquivos. No caso do Chasys Draw, não é diferente. É possível gravar as ações realizadas para automatizar o seu trabalho no Chasys Draw IES, e nós veremos como fazer isso nesse post.
As macros no Chasys Draw não são chamadas exatamente por esse nome. Apesar de não ter um nome específico, podemos chamar essa funcionalidade de automação de script. Ela pode ser encontrada no menu Automation onde haverá diversas opções para trabalhar o uso da automação.
Como gravar um Script
Para que possamos automatizar nosso trabalho no Chasys Draw, primeiro precisamos gravar o script das ações. Para realizar essa tarefa é bem simples:
- Clique no menu Automation > Record Script;
- Após iniciar a gravação, execute as edições que deseja no arquivo (no meu caso, inverti a imagem na horizontal e apliquei um desfoque gaussiano de 5 pixels);
- Ao terminar a edição, basta clicar no menu Automation > Stop Recording para parar a gravação;
- Agora salve a gravação realizada clicando no menu Automation > Save Script;
- Escolha a pasta onde deseja salvar e clique em Salvar.
Ao salvar a gravação, o Chasys Draw gerará um arquivo no formato TXT contendo os scripts das ações realizadas. Agora veremos como utilizar esse script que criamos.
Como usar um Script Salvo
Na opção Automation > Load Script é possível carregar um script salvo para utilizar em sua imagem. Basta selecionar o arquivo com o script e, em seguida, clicar no botão Play da janela Automation, ou então no menu Automation > Run Script. Todas as ações salvas no script serão aplicadas ao arquivo atual.
Situações em que se pode utilizar a Automação de Script
A automação de script pode ser utilizada em diversos casos, porém, existem duas situações em que o seu uso é imprescindível:
- Para fazer edições em massa, ou seja, executar as mesmas ações em diversos arquivos de uma só vez;
- Ou para salvar uma sequência de edições utilizadas com frequência.
Essas são apenas duas das situações em que se pode utilizar a automação de script, mas é claro que você pode adaptá-la e utilizá-la de acordo com a sua necessidade.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.