Como Utilizar a Captura de Tela do Chasys Draw IES
Temos visto em nossos tutoriais e videoaulas o quão versátil é o Chasys Draw. O fato de ser uma suíte de edição de imagem nos dá os mais variados tipos de funcionalidades para trabalharmos com o software. Além disso, muitas de suas funções trazem opções exclusivas. Uma delas é a de captura de tela, uma das opções mais interessantes do programa. Por isso, nesse tutorial, veremos como utilizar a captura de tela do Chasys Draw IES.
O grande diferencial da captura de tela do Chasys Draw é que, além de permitir tirar screenshots de sua tela, você também pode criar vídeos curtos e exportá-los como arquivos de vídeo ou GIFs. Caso você queria fazer vídeos longos o mais indicado é utilizar um software específico para captura de vídeo, como o VirtualDub, por exemplo. Do contrário, vejamos como usar a captura de tela.
Vamos ao que interessa!
Para fazer uma captura de tela no Chasys Draw você deve acessá-la pelo menu File > Capture > Screen Capture.
Na janela Screen Capture você deverá definir primeiro a área de captura:
- Capture Origin (x,y) – define o posicionamento da tela em relação ao centro da área de captura;
- Capture Size (w,h) – define a área de captura a partir do canto superior direito.
Essas duas opções devem ser trabalhadas em conjunto. Por exemplo: se o capture size for de 1280×720, então o ideal é que o capture origin seja metade disso, ou seja, 640×360. Dessa forma, a tela ficará centralizada na área de captura.
Em seguida há o campo Wait for. Nesse campo você deverá definir o tempo de resposta para o Chasys Draw iniciar a captura de tela. Por padrão, a opção selecionada é a de resposta imediata (Print Screen or Space Key), ou seja, a captura de tela é iniciada no mesmo momento em que é acionada. Porém, você pode configurá-la para iniciar em até 10 segundos após o acionamento.
Feito isso, os próximos dois campos servem para configurar o tempo de captura:
- Number of Frames – define o número de quadros/fotos que a captura terá no total;
- Frames per Second – define o número de quadros/fotos por segundo.
Sempre que for fazer uma captura de tela, você deve fazer um pequeno cálculo para definir o número de quadros que sua captura deverá ter. Por exemplo: se você quiser que sua captura dure 10 segundos e tenha 20 quadros por segundo, basta multiplicar o número de quadros por segundo pelo tempo de captura.
10 (duração da captura) * 20 (quadros por segundo) = 200 (número de quadros)
E por fim, as duas últimas opções da janela Screen Capture:
- Include the Mouse Pointer – ao selecioná-la, o ponteiro do mouse aparecerá na captura.
- Use Trigger – permite definir uma tecla para iniciar a captura de tela.
Com as configurações realizadas, é só clicar no botão Capture para iniciar a captura. Após seu término, o Chasys Draw criará uma camada para cada quadro capturado. Agora você só precisa salvar o arquivo como um vídeo ou como um GIF.
Como exportar um vídeo ou GIF no Chasys Draw
Para exportar a captura feita é bem simples:
- Clique no menu File > Save As ou use a tecla de atalho Ctrl + Shift + S;
- Escolha a pasta onde deseja salvar o arquivo e selecione no campo Tipo o formato desejado – AVI (vídeo) ou GIF;
- Clique em Salvar e pronto.
Deu pra ver que tanto o processo de captura quanto o de exportação são bem simples, não é mesmo? Mas se surgir alguma dúvida, comenta aí que a gente te ajuda.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.