4 Dicas Sobre o Chasys Draw IES
Recentemente tivemos a última videoaula sobre Chasys Draw no qual falamos sobre animação de objetos. Porém, é claro que ainda não falamos sobre todas as opções do software (aliás, tem muita opção pra falarmos ainda). Por isso, no post de hoje, eu resolvi fazer uma pequena lista com funcionalidades do Chasys Draw que podem facilitar o seu trabalho. São pequenas dicas sobre o Chasys Draw IES para aprimorarmos o uso da ferramenta.
Torne visível as teclas de atalho das ferramentas
Uma das melhores funcionalidades, seja no Chasys Draw ou em qualquer outro software, é o uso de teclas de atalho. As teclas de atalho tornam nosso trabalho muito mais rápido e dinâmico, pois nos permitem acessar funções e ferramentas de uma forma muito prática.
Apesar disso, não é fácil gravar todos os atalhos existentes ou apenas os que você utiliza com uma certa frequência. Por isso, para facilitar a memorização, o Chasys Draw possui uma opção que torna visível as teclas de atalho das ferramentas na Toolbox. Para ativar essa opção, clique no menu View e ative a opção Show Shortcuts on Toolbox. Feito isso, você verá que a tecla de atalho de cada ferramenta aparacerá no canto esquerdo superior delas.
Alinhe os objetos à grade
Para facilitar a criação de formas você pode utilizar a grade do Chasys Draw como referência. Através da opção Snap to Grid você pode criar uma grade com o tamanho que preferir para que todas as suas ações se alinhem a ela automaticamente. Para criar sua grade clique no menu View > Snap to Grid. Ao ativar a opção uma janela abrirá perguntando qual será o tamanho da grade – você pode definir um valor entre 4 e 1024 pixels. Defina o valor e clique em OK. Agora, ao criar uma forma, por exemplo, você verá que ela se alinhará a cada linha da grade.
Mescle as camadas
Essa é uma opção muito comum em softwares de edição de imagens, a mesclagem de camadas. Com ela é possível mesclar a coloração de diversas camadas de diferentes formas. Para acessar as opções de mesclagem clique no menu Layer > Blending Mode no qual você verá diversas opções de mesclagem disponíveis. São 19 opções de mesclagem além da opção Custom que permite que você carregue um arquivo externo com a mesclagem desejada.
Altere o cursor do mouse para o modo simples
Como sabemos, cada ferramenta do Chasys Draw possui um cursor único. Os cursores mudam para cada ferramenta por dois motivos: para facilitar a identificação da ferramenta selecionada e para otimizar a utilização de algumas delas. Porém, o Chasys Draw permite que você ative o cursor simples, um cursor básico e que visa a precisão no uso das ferramentas. Para ativá-lo, clique no menu View e ative a opção Simple Mouse Pointer. Ao ativar a opção, seu cursor ficará com essa aparência e se tornará o padrão de todas as ferramentas.
Gostou das dicas? São dicas simples, mas que, com certeza, irão te ajudar na hora de utilizar o Chasys Draw IES.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.