Conversor de imagens e vídeos Chasys Draw IES Converter

Conversor de imagens e vídeos Chasys Draw IES Converter

Por em 17/08/2017

Chasys Draw IES Ene Tutoriais

No decorrer de nossas videoaulas sobre Chasys Draw IES temos visto o quão versátil é essa suíte de edição de imagem. Além de editar imagens, é possível editar vídeos, fazer capturas de tela e vídeo, criar animações, entre outras tarefas. Mas além de tudo isso, o Chasys Draw também possui o seu próprio conversor de imagens e vídeos. E é exatamente sobre ele que falaremos no post de hoje, o Chasys Draw IES Converter.

Lá no post de apresentação da suíte, há quase 6 meses, vimos que ela é composta por quatro softares: Artist, raw-Photo, Viewer e o Converter. O Converter foi criado especificamente para executar conversões de imagens e vídeos em diversos formatos. No total, o software é capaz de converter arquivos em 12 formatos diferentes, sendo eles:

  • Formatos de vídeo – AVI e GIF;
  • Formatos de imagem – BMP, GIF, J2K, JP2, JPG, PNG, PPM, TGA e TIF;
  • Formato de imagem do Chasys Draw IES – CD5.

Além disso, você também pode utilizar outros formatos através de plug-ins. Contudo, veremos somente como fazer a conversão básica no software, sem o uso de plug-ins.

Como configurar a conversão de arquivos

Agora faremos um passo a passo das configurações necessárias para utilizar o conversor de arquivos. Abra o Chasys Draw IES Converter e clique no menu File > New Job para iniciar uma nova tarefa.

1º passo – você deve selecionar a pasta de origem, ou seja, a pasta no qual estão os arquivos a serem convertidos. Para isso, clique na opção Select Folder, selecione a pasta desejada, clique em OK e, em seguida, clique em Next >> (se os arquivos da pasta de origem estiverem separados por pastas, selecione a opção Include sub-folders antes de clicar em Next >>).

2º passo – agora você deve selecionar a pasta de destino, ou seja, a pasta no qual serão salvos os arquivos convertidos. Para isso, repita o processo do passo anterior (a opção Overwrite if targets exists substituirá um arquivo já existente caso algum arquivo a ser convertido tenha o mesmo nome).

3º passo – nessa etapa você tem a possibilidade de renomear os arquivos através de alguns códigos padrões. São 6 códigos padrões que podem ser utilizados:

  • %s usa o nome do arquivo de origem;
  • %f usa o nome da pasta de origem;
  • %w usa a largura do arquivo de origem;
  • %h usa a altura do arquivo de origem;
  • %n numera as imagens de forma sequencial;
  • E %nn numera as imagens de forma sequencial utilizando ‘zeros’.
Leia também »  Como criar texto 3D no LibreOffice Draw

Além disso, você também pode substituir determinados caracteres na opção Replace characters and words ou então, converter todos os caracteres para letras maiúsculas na opção Convert to lowercase.

4º passo – selecione o formato no qual deseja converter os arquivos. Você também pode utilizar um formato que não esteja na lista selecionando a opção Use other format, porém, é necessário a instalação do plug-in específico do formato.

5º passo – nesse passo você deve escolher qual a qualidade da conversão dos arquivos selecionando uma das opções da seção Algorithm for Resize. Além disso, é possível reajustar o tamanho dos arquivos alterando o primeiro campo da seção Image Size.

6º passo – nesse passo você pode aplicar efeitos nos arquivos. É possível rotacioná-los na seção Rotation, fixar os níveis de coloração dos arquivos marcando a opção Autofix Pictures Levels ou remover ruídos marcando a opção Apply Noise Reduction.

7º passo – o último passo permite alterar algumas configurações extras dos arquivos:

  • Remove EXIF tags for Geo-Location apaga informações de localização dos arquivos;
  • Remove EXIF tags for Date and Time apaga informações de data e hora dos arquivos;
  • Passthru for Unchanged Files ignora arquivos que já tenham as configurações definidas para a conversão.

8º passo – confirme as configurações definidas para a conversão e, se estiver tudo certo, clique em START.

Resumo da conversão no Chasys Draw IES Converter

Resumo da conversão

Depois disso, é só abrir a pasta de destino dos arquivos para encontrá-los convertidos. Para saber o status da conversão basta olhar na janela do Chasys Draw IES Converter, como no exemplo abaixo.

Status da conversão no Chasys Draw IES Converter

Status da conversão


Se ficou alguma dúvida em como utilizar o conversor de imagens e vídeos do Chasys Draw IES, comenta aí que a gente te ajuda.

PUBLICIDADE