
Dicas básicas sobre LibreOffice Writer
O LibreOffice Writer é um software de edição de texto equivalente ao Microsoft Word. E quando eu digo “equivalente”, não é somente em relação a sua funcionalidade, e sim por tudo que o Writer é capaz de fazer. E no post de hoje, eu trago algumas dicas básicas sobre LibreOffice Writer que poderão te ajudar nos mais diversos tipos de tarefas: trabalhos escolas, TCCs, documentos do trabalho, entre outros. Vamos lá?
Ambas as dicas que mostrarei aqui são opções simples que automatizam o funcionamento do seu documento. Essa seleção de dicas foi baseada nas principais dúvidas dos usuários em relação à edição e formatação de texto.
Como pular para a próxima página (quebra de página)
Essa é uma dúvida muito recorrente em usuários iniciantes em qualquer software de edição de texto. Quando um novo tema ou uma nova seção do documento é iniciada, normalmente queremos que ela se inicie somente na página seguinte. Muitos usuários acabam fazendo isso de forma manual, pulando diversas linhas até que o cursor do texto se posicione na página seguinte. Apesar de funcionar, não é a forma correta de se fazer, pois se o usuário acrescentar qualquer conteúdo antes dessa nova página, ele terá que reposicionar o texto no início da página novamente. E é justamente para evitar isso que existe a opção quebra de página.
A quebra de página simplesmente joga o cursor e tudo que estiver após ele para uma nova página em branco, impedindo que aquele conteúdo saia do início da página. Basicamente, o Writer define que aquele conteúdo deve sempre iniciar de uma nova página. Para inserir uma quebra de página é bem simples:
- Posicione o cursor no ponto onde deseja inserir a quebra de página;
- Clique no menu Inserir > Quebra de Página.
Pronto, quebra de página inserida! Você também pode inserir a quebra de página utilizando a tecla de atalho [Ctrl + Enter].
Como inserir Sumário/Índice
Pouca gente sabe, mas é possível inserir um sumário em seu documento de forma automática. Para que o sumário funcione, você só precisa definir um ou mais estilos de parágrafo para os títulos. Para definir um estilo de parágrafo para um título, faça o seguinte:
- Selecione o texto no qual deseja aplicar um estilo de parágrafo;
- Abra a aba de Propriedades no lado direito do software;
- Clique no menu dropdown da seção Estilo e selecione a opção de título que deseja – no meu caso, selecionarei a opção Título 1.
Definido o estilo para os títulos, é hora de inserir o sumário. Para isso, clique no menu Inserir > Sumário e Índice > Sumário, índice e bibliografia. Uma janela se abrirá no qual você terá diversas opções para configurar o seu sumário, porém, você pode simplesmente clicar em OK na parte inferior da janela para gerá-lo automaticamente.
Na imagem acima você pode visualizar que o sumário gerado exibe todos os títulos e subtítulos inseridos até o momento. Caso você insira novos títulos no documento, você terá que atualizar o sumário posteriormente. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o sumário e escolher a opção Atualizar índice. Simples, não é mesmo!?
Para hoje, essas foram as dicas que eu trouxe sobre o software. Se você tiver qualquer dúvida sobre essas ou outras coisas do LibreOffice Writer, é só comentar aí embaixo.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.