Criar legendas de vídeo (Han Solo - Star Wars)

Como criar legendas SRT e SSA para vídeos

Por em 04/01/2018

Ene Tutoriais

Semana passada eu postei aqui no blog um tutorial ensinando como colocar legenda em um vídeo usando o VirtualDub. No tutorial vimos que o único formato de legenda suportado pelo software é o SSA, porém, esse formato não é o mais fácil de ser criado. Por isso, no tutorial de hoje, eu ensinarei a vocês como criar legendas de vídeo no formato SRT e, em seguida, como convertê-los para o formato SSA.

Antes de começarmos, falarei sobre os softwares que utilizaremos para realizar essas tarefas. Para a primeira parte do tutorial, de criação da legenda, você deverá utilizar o Notepad++ (clique nesse link para baixá-lo). Já para a segunda parte você precisará baixar um software específico para conversão de arquivos de legenda, o SRT to SSA Converter (clique nesse link para baixá-lo). Após baixar o conversor não será necessário instalá-lo: basta extrair os arquivos para uma pasta e abrir o arquivo srt2ssa.exe para rodar o software.

Software SRT to SSA Converter

SRT to SSA Converter

Agora vamos ao processo de criação do arquivo.

Criando arquivos de legenda SRT

O processo de criação de um arquivo de legenda SRT é extremamente simples, porém, demorado. Basicamente, você terá de digitar uma sequência de códigos indicando as seguintes informações:

  • Número sequencial da legenda x;
  • Tempos de entrada e saída da legenda x;
  • Texto contido na legenda x.

Essas informações devem ser apresentadas da seguinte forma no Notepad++:

1
00:00:05,000 --> 00:00:09,000
E agora, o que faremos?

No exemplo acima, temos na primeira linha o número sequencial da legenda que nesse caso é 1. Na segunda linha temos os tempos de entrada e saída da legenda indicados da seguinte forma: horas:minutos:segundos,milisegundos. É importante que os tempos estejam separados pela seta para indicar a passagem de tempo. Já na terceira linha temos o texto que deverá aparecer: “E agora, o que faremos?”. Ao final do código, você deve deixar uma linha em branco para inserir o próximo texto da legenda.

Código de arquivo de legenda SRT

Exemplo de arquivo de legenda SRT

Agora que você já entende o funcionamento, digite os textos de sua legenda no Notepad++, altere a codificação para UTF-8 sem BOM – menu Formatar > Codificação em UTF-8 (sem BOM) – e salve-o no formato SRT (basta digitar no final do nome do arquivo .srt). Para conseguir sincronizar a legenda com o vídeo, o ideal é que você faça a legenda enquanto assiste ao vídeo. Dessa forma, você pode marcar os tempos de entrada e saída de cada legenda com mais exatidão.

Leia também »  Tutorial VirtualDub - Ferramentas Básicas

Tendo visto como criar legendas SRT, chegou a hora de aprendermos a convertê-los para SSA.

Convertendo arquivos SRT para SSA

Se você achou o processo para criar legendas fácil, então verá que o processo de conversão é ainda mais simples. Antes de tudo, abra o SRT to SSA Converter.

Interface do SRT to SSA Converter

Interface do SRT to SSA Converter

O software é dividido em quatro seções sinalizadas por cores:

  • File Options / Laranja – permite escolher os caminhos de origem e destino dos arquivos;
  • Font Options / Lilás – permite definir opções de aparência do texto;
  • Subtitles colour and position / Vermelho – permite definir opções de cor e posicionamento do texto;
  • Profiles / Verde – permite gerenciar perfis de customização da legenda.

Como o software possui muitas opções para customizar sua legenda, veremos apenas o processo básico de conversão. Vamos lá então:

  1. Selecione o arquivo SRT clicando em Browse do campo Input file;
  2. Selecione o local no qual o arquivo SSA será salvo clicando em Browse no campo Output file (por padrão o software salvará o arquivo SSA no mesmo local do arquivo de origem caso o local não seja definido pelo usuário);
  3. Clique no botão Convert para fazer a conversão;
  4. Pronto, o arquivo foi convertido para SSA.

Após o término da conversão, pode ser que você tenha problemas com as palavras que contenham acentos. Para contornar isso, abra o arquivo SSA no Bloco de Notas e verifique se as palavras com acento estão com caracteres errados, como no exemplo abaixo.

Erros na conversão de acentos de arquivos SSA

Exemplo de erro na conversão de acentos

Caso haja esse erro, utilize a opção Substituir do Bloco de Notas (menu Editar > Substituir) para alterar todos os caracteres iguais de uma só vez. Lembrando que isso deverá ser feito com cada tipo de caractere diferente que acontecer esse erro.


Com isso, finalizamos nossa série de tutoriais relacionados a criação e utilização de legendas. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como criar legendas de vídeo, é só comentar aí embaixo.

PUBLICIDADE