3 grandes novidades do Chasys Draw IES
O Chasys Draw é uma das melhores suítes gratuitas de edição de imagens da atualidade. Além de ser uma suíte repleta de opções, ela está sempre recebendo novas funcionalidades e atualizações que a tornam ainda melhor. Quem segue nossa página no Facebook está sempre por dentro de todas essas novidades. Porém, elas são tantas que eu separei nesse post as 3 grandes novidades do Chasys Draw IES para você conhecer.
Normalmente, o Chasys Draw recebe uma nova versão a cada 3 ou 4 semanas. Nessas atualizações, a suíte costuma trazer novas funcionalidades, além de correções de erros e melhorias nas funcionalidades já existentes. E nessa seleção veremos algumas das mais interessantes novidades do Chasys Draw.
Modo de janela única
Até a versão 4.52.01, a interface do Chasys Draw IES era dividida em diversas janelas. Dessa forma, o usuário poderia posicioná-las onde quiser. Porém, a partir da versão 4.53.01 o usuário tem a opção de utilizar o software no Modo de janela única.
No modo de janela única, todas as abas do software ficam alocadas à janela principal do software. Essa foi uma mudança extremamente importante, pois assim o Chasys Draw adquiri uma interface mais parecida com a grande maioria dos softwares.
Para ativar o modo de janela única, clique no menu View > Single Window Mode. Lembrando que é necessário ter a versão 4.53.01 ou superior do Chasys Draw IES para obter essa funcionalidade.
Language Studio
Em sua versão estável, o Chasys Draw possui um pacote de tradução com 8 idiomas diferentes para a suíte. Apesar disso, é possível adicionar qualquer arquivo de tradução para obter traduções em novos idiomas. E para facilitar a criação de arquivos de tradução, foi adicionada uma função que permite traduzir toda a suíte chamada Language Studio.
No Language Studio é possível traduzir para qualquer idioma todos os textos, desde as opções até as mensagens do Chasys Draw IES. Para utilizá-lo, faça o seguinte:
- Clique no menu Configure > Language;
- Na janela Language Settings, clique no botão Language Studio;
- Na janela do Language Studio, clique no menu File > New;
- Se necessário, baixe o arquivo modelo para tradução oferecido pelo software e, em seguida, defina o idioma e a descrição do arquivo de tradução;
- Agora é só traduzir.
A partir daí, é só definir a tradução de cada linha no Language Studio e ir salvando o arquivo. Com a tradução finalizada, é só ativá-la no Chasys Draw. Aliás, eu traduzi toda a suíte para português brasileiro e você pode baixar a tradução diretamente no aplicativo.
Para utilizar o Language Studio, é necessário ter a versão 4.52.01 ou superior do Chasys Draw IES.
Compatibilidade com arquivos PSD
Além do Language Studio, a versão 4.52.01 também trouxe outra grande novidade. A partir dela, o Chasys Draw IES tornou-se capaz de interpretar o código de arquivos PSD, ou seja, ler e editar arquivos do Photoshop.
A possibilidade disso acontecer começou com a chegada da versão 4.47.01 no qual foram adicionadas as camadas de ajuste ao Artist. Com isso, o funcionamento do software tornou-se bastante similar ao do Photoshop, tornando possível a compatibilidade de arquivos. E há cinco meses foi anunciada uma atualização que transformou isso em realidade.
Sendo assim, basta atualizar a suíte para a versão 4.52.01 ou superior para utilizar essa funcionalidade.
Gostou das novidades? Essas são só algumas das diversas atualizações que o Chasys Draw IES recebeu nos últimos meses. Para ter acesso a todas elas, baixe a suíte através do site do aplicativo. E para ficar por dentro das novidades, curta a página do Ene Maneiras no Facebook.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.