
Dicas básicas sobre o Brackets
Recentemente, começamos aqui no Ene Maneiras uma série de videoaulas sobre o Brackets, editor de código da Adobe. Nelas, o foco será mostrar as funcionalidades mais importantes do software, já que o Brackets possui diversas outras menos usuais. Ainda assim, são opções que não poderiam ser deixadas de lado, por isso, separamos algumas delas para falarmos a respeito em nosso primeiro post da série de dicas básicas sobre o Brackets.
Visualização de dois arquivos simultaneamente
Algo que é muito comum em softwares de edição de código é a capacidade de visualizar e editar dois arquivos de uma só vez. O Notepad++, software no qual temos diversos tutoriais, também possui essa funcionalidade como uma de suas opções nativas. Inclusive, já até falamos sobre isso aqui no site.
No caso do Brackets, a divisão de tela é ainda mais completa. Isso porque, além de permitir dividir a tela ao meio na vertical, também é possível dividi-la na horizontal, de acordo com a necessidade do usuário.
Existem duas formas de ativar a visualização simultânea de arquivos no Brackets:
- Clique no menu View e, em seguida, selecione entre Vertical Split ou Horizontal Split, ou;
- Na barra lateral esquerda, clique no botão
Feito isso, o software ficará com uma divisão em sua área de trabalho. Agora você só precisa escolher qual arquivo aparecerá em cada lado da janela de edição. Para isso, basta arrastar o arquivo aberto na barra lateral esquerda para a aba Left ou Right/Top ou Bottom, de acordo com a sua preferência.
Você pode ainda voltar à visualização simples através do menu View > No Split, ou pelo botão
Quick View – Visualização rápida de elementos
Um dos grandes diferenciais do Brackets é a sua praticidade. Muitas de suas funcionalidades visam facilitar a vida do usuário, como é o caso da Edição Rápida no qual falamos na videoaula nº2 do software. Porém, essa não é a única opção que agiliza e muito o processo de trabalho.
A visualização rápida (Quick View) é uma das funcionalidades mais interessantes do Brackets. Basicamente, ela permite que você visualize arquivos de imagem, cores e gradientes inseridos no código simplesmente ao passar o mouse sobre um destes. A visualização é feita através de um pequeno pop-up que surge sobre o código.
Você pode visualizar uma imagem posicionando o mouse sobre o link dela e, no caso de cores e gradientes, sobre o código CSS. Veja como funciona no GIF abaixo.
Alternar linha para comentário
Essa é mais uma opção frequentemente encontrada em softwares de edição de código-fonte. Alternar uma linha de código para comentário é algo muito comum entre desenvolvedores e programadores devido tanto à necessidade de descreverem seus códigos, quanto ao número de testes muitas vezes necessários.
Por esse motivo, o Brackets, assim como outros softwares, possui uma opção que alterna uma linha para comentário e vice-versa. Para utilizá-la, selecione o pedaço de código que deseja transformar em comentário, depois clique no menu Edit > Toggle Line Comment. Você também pode utilizar a tecla de atalho [Ctrl + ;] para fazer isso. Pronto, o código selecionado terá se tornado um comentário.
Lembrando que para fazer o inverso, ou seja, transformar um comentário em código, você deve fazer o mesmo processo.
Gostou? Você pode receber mais dicas do Brackets através de nossas redes sociais. Acesse o link e siga o Ene Maneiras.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.