
Qual a diferença entre software livre e software gratuito?
Bom, se você chegou até aqui é porque imagina que exista uma diferença entre os dois termos, por mais parecidos que sejam. E respondendo a pergunta: sim, realmente há diferença entre software livre e software gratuito.
Para quem está começando a ter contato com esse mundo de softwares livres e gratuitos, é meio complicado saber diferenciá-los. No meu caso, por exemplo, só vim a descobrir o que é cada um depois de anos usando alguns desses softwares, principalmente o LibreOffice, um dos principais projetos de código aberto da atualidade.
Mas afinal, qual a diferença entre eles?
Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro que, tanto softwares livres quanto softwares gratuitos possuem uma semelhança: ambos são disponibilizados de forma gratuita. No caso dos softwares livres, isso não chega a ser uma unanimidade, porém, são raros os casos de softwares livres que também não sejam gratuitos. Essa talvez seja a grande vantagem em utilizar esses tipos de software, já que o usuário pode executar os mesmos tipos de trabalho no qual faria usando softwares pagos.
Já a diferença entre os dois é que, basicamente, softwares livres liberam a seus usuários o seu código-fonte, o que significa que os próprios usuários podem acessá-lo e editá-lo, buscando criar ferramentas, funcionalidades e etc. Além disso, é possível modificá-los e redistribuir cópias dos softwares sem qualquer problema. Programas como o Brackets, Notepad++ e Pencil Project são alguns exemplos de softwares que permitem que sua comunidade colabore no seu desenvolvimento.

Brackets e Notepad++ são softwares livres voltados à edição de texto
Enquanto softwares livres possuem esse grande diferencial, softwares gratuitos não possuem nenhuma grande vantagem além do fato de não ser necessário pagar para utilizá-los. Paint 3D, Dotgrid e Left são opções oferecidas gratuitamente, mas que não podem receber colaborações de seus usuários.

O Paint 3D é um dos principais softwares gratuitos da Microsoft
Apesar da comparação, isso não significa que um seja melhor que o outro. O LibreOffice, por exemplo, é um software livre com uma comunidade muito grande, o que possibilita que a suíte receba melhorias constantemente. Por outro lado, o Paint 3D também é atualizado com frequência mesmo se tratando de um software gratuito.
Bom, agora que você já sabe a diferença entre software livre e software gratuito, fica mais fácil saber identificar o que você tem usado em seus trabalhos. E se quiser receber mais dicas como essa, siga nossas redes sociais e assine nossa newsletter mensal.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.