Codecs de Vídeo

O que são codecs de vídeo?

Por em 17/11/2020

Enepédia

Você já tentou reproduzir ou editar algum vídeo em seu computador e o software não conseguiu? Uma das razões para isso acontecer pode ser a falta de codecs de vídeo compatíveis.

O codec é um software (ou hardware) capaz de codificar e decodificar arquivos de mídia, como áudios, imagens e vídeos. É graças a eles que podemos reproduzir músicas e filmes no computador, por exemplo.

Alguns codecs de vídeo básicos já vêm junto ao sistema operacional, porém, há uma grande quantidade de formatos que necessitam a instalação de codecs específicos.

Na maioria dos casos, reprodutores e editores de mídia possuem seus próprios codecs compatíveis com alguns formatos, como o QuickTime, por exemplo. Já outros, como o VirtualDub, necessitam a instalação dos codecs para que possam executar corretamente os arquivos desejados.

Interface VirtualDub

VirtualDub necessita de codecs de vídeo compatíveis

Como dito acima, os codecs são responsáveis não só pela leitura, como também pelo salvamento de arquivos. Neste caso, devemos separá-los em dois tipos: Lossless e Lossy.

Diferenças entre codecs lossless e lossy

Saber a diferença entre codecs lossless e codecs lossy é essencial para a escolha do formato a ser usado. Aliás, a maneira mais fácil de entender a diferença entre eles é se traduzirmos os termos.

Lossless significa “sem perdas”, ou seja, a compressão feita pelo codec evita que ele perca qualidade de som ou imagem ao ser reproduzido. Alguns dos mais conhecidos codecs de vídeo lossless são o MPEG e o H.264 (o famoso MP4).

Em contrapartida, lossy significa “com perdas”. Esse tipo de codec possui uma taxa de compressão extremamente alta, o que resulta na perda de qualidade de som ou imagem no momento da reprodução. Alguns dos codecs de vídeo lossy mais conhecidos são o DivX e o WMV, sendo este último desenvolvido pela Microsoft.

Leia também »  O que é o frame rate de um vídeo?

Contudo, este não é o único fator que define a qualidade da compressão de um codec. Há também a taxa de bits.

O que é a taxa de bits?

A taxa de bits é uma medida que define o tamanho e a qualidade que o arquivo terá após o término do processo de compressão. Todo codec permite que a gente defina essa taxa durante a configuração da compressão.

Basicamente, quanto maior a taxa de bits, maior o tamanho e melhor a qualidade final do arquivo. Entretanto, o ideal é utilizar um valor que não deixe o vídeo pesado ao mesmo tempo em que não reduza muito sua qualidade.


Agora que você já sabe como funcionam os codecs de vídeo, é só baixar aqueles que mais precisa. Para isso, você pode recorrer aos pacotes de codec, já que eles contém codecs compatíveis com diversos formatos de arquivo.

O que eu mais indico atualmente é o K-Lite Codec Pack. Ele possui quatro versões (do Basic ao Mega) no qual adiciona suporte a mais de 20 formatos de áudio e vídeo. Além disso, a versão Standard possui o famoso reprodutor de vídeo Media Player Classic.

Interface do Media Player Classic

Interface do Media Player Classic

E se você quiser ficar por dentro do nosso conteúdo, é só seguir nossas redes sociais ou inscrever-se em nossa newsletter mensal.

PUBLICIDADE