Dicas básicas do Gravit Designer #1
Em nossas videoaulas sobre o Gravit, temos visto as principais funcionalidades para que possamos trabalhar com o software. Porém, existem algumas dicas mais básicas que podem te ajudar muito também.
Se você já nos acompanha há algum tempo, deve saber que essa é uma série que começou lá atrás com o Notepad++ e que agora, chega ao Gravit Designer. Basicamente, a ideia é trazer duas ou três dicas relevantes sobre o aplicativo a cada postagem.
Vejamos então 3 dicas básicas do Gravit Designer.
Facilite o alinhamento com as réguas
Apesar do Gravit Designer possuir um ótimo sistema de alinhamento, é possível melhorar ainda mais esse processo com o uso das réguas.
Através delas, podemos posicionar diversas linhas-guia em um documento sem que elas interfiram na arte em si. Dessa forma, podemos alinhar elementos visualmente com extrema facilidade.
Por padrão, as réguas vêm desativadas no Gravit. Assim sendo, você deve ativá-las pelo menu Exibir > Tela > Mostrar Réguas, ou então, através do atalho Ctrl+Alt+R. Elas aparecerão nas partes superior e esquerda da área de trabalho do documento.
Com as réguas ativadas, você pode inserir linhas-guia em seu documento clicando sobre uma delas e arrastando-a para a posição que desejar. Lembrando que para inserir linhas horizontais você deve clicar na régua superior, enquanto que para as verticais você deve clicar na régua lateral.
Para remover uma linha-guia, basta fazer o processo inverso. Clique sobre a linha e arraste-a para a régua referente a sua posição (horizontal = superior, vertical = lateral).
Além disso, você pode ocultar as linhas-guia momentaneamente através do menu Exibir > Tela > Mostrar Linhas-Guia, ou pelo atalho Ctrl+, [vírgula].
Agilize seu trabalho com a biblioteca de vetores
Na correria, muitas vezes acabamos recorrendo às bibliotecas de imagens e vetores online. Através delas, podemos buscar por ícones, desenhos, fotografias e outros itens.
No entanto, no caso do Gravit, você não precisa mais recorrer a esses sites. Isso porque o software possui uma extensa biblioteca que pode ser utilizada sem nenhum custo.
Para utilizá-la, é bem simples: basta ir à aba de Camadas e trocar para a aba Bibliotecas. Pronto, agora é só aproveitar!
Sua biblioteca é dividida em 8 categorias principais, sendo que uma delas é exclusiva para imagens. Aliás, essa categoria é integrada ao site Unsplash, uma das maiores e mais incríveis bibliotecas de imagens gratuitas da atualidade.
Há também, por exemplo, as categorias de Ícones e Emojis, dois tipos de vetores muito procurados por designers.
Use o modo escuro do Gravit Designer
Hoje em dia, é difícil um software não ter a opção de ativar o modo escuro. Em alguns aplicativos, por exemplo, este chega a ser o seu tema padrão.
Entretanto, no caso do Gravit, é necessário que ativemos esse modo manualmente, o que é bem simples. Para isso, faça o seguinte:
1. Clique no menu Editar > Configurações;
2. Na seção Alterar o tema do Gravit, selecione a opção Tema Escuro no menu de seleção e, por fim, clique em Salvar Alterações.
Pronto, agora o Gravit Designer estará com o modo escuro ativado.
O que achou dessas dicas sobre o Gravit Designer? Se quiser ver mais dicas como essas, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.