Motivos para você migrar para o VirtualDub2

Por em 23/02/2021

Ene Dicas VirtualDub

Quem utiliza o VirtualDub, sabe que o software não recebe atualizações desde 2013. Entretanto, a partir de 2015, o editor de vídeos ganhou uma nova versão, o VirtualDub2.

A versão sucessora do clássico editor veio com novidades que resolvem algumas das maiores deficiências do original. Inclusive, a nova versão do software já foi citada em nossa lista de editores de vídeo gratuitos.

Além disso, o VirtualDub2 também apresenta novas funcionalidades que facilitam ainda mais o uso do software. Desde novos filtros, até novas opções de exportação compatíveis com formatos populares.

Compatibilidade com MP4

A principal melhoria, sem dúvida, é a compatibilidade com arquivos MP4. Agora, o VirtualDub é capaz de ler tanto quanto exportar arquivos nesse formato sem a necessidade de codificadores externos, como vimos em nosso tutorial sobre o assunto.

Formatos de exportação do VirtualDub2

Formatos de exportação do VirtualDub2

Essa novidade já faz toda a diferença para o usuário que estava habituado a ter que converter o vídeo para um formato compatível com o software.

E esse não é o único formato que ganhou compatibilidade no VirtualDub2. MOV e MKV são alguns dos outros formatos que possuem compatibilidade com o software.

Novos filtros de vídeo

Como dito acima, os filtros também contam com novidades na nova versão. São cerca de 10 novos filtros, cada um com sua própria finalidade.

Novos filtros do VirtualDub2

Alguns dos novos filtros do VirtualDub2

Há desde filtros de correção de cor e inserção de texto, até um filtro que permite editar vídeos através de keyframes: o Master Blend. Aliás, é possível utilizá-lo em conjunto com outros novos filtros, como mostramos em nossa videoaula sobre o assunto.

Leia também »  Dicas básicas sobre o LibreOffice Draw

Outras novidades interessantes do VirtualDub2 são, por exemplo:

  • A nova janela de exportação de vídeo (File > Save video) agora exibe as configurações de compressão utilizadas, sendo possível alterá-las na mesma janela;
  • O modo de captura agora pode ser acessado através do menu Capture na barra de menu superior;
  • E, por fim, agora o software possui o seu próprio editor de código (Tools > Script Editor) para caso o usuário queira fazer edições via automação.

São muitas as novidades, não é mesmo!? Você pode baixar o VirtualDub2 através da página do software no SourceForge.net.

E se quiser ficar por dentro dos nossos tutoriais e videoaulas sobre o software, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE