Modo escuro do Notepad++

Como ativar o modo escuro no Notepad++ v8

Por em 20/07/2021

Ene Tutoriais Notepad++

Se você usa o Notepad++, saiba que recentemente ele recebeu uma grande atualização. Dentre as diversas novidades, sem dúvida, a maior delas foi a inserção do modo escuro no Notepad++.

Apesar de ser um dos mais tradicionais editores de código-fonte, essa era uma das funcionalidades mais aguardadas pela sua comunidade de usuários.

E finalmente, na versão 8 do software, foi inserido o modo escuro. Também chamado de dark mode, essa funcionalidade adapta a interface do aplicativo com o uso de cores escuras.

Interface do Notepad++ no modo escuro

Interface no modo escuro

O principal motivo para o seu uso é que o fundo escuro da tela é muito menos cansativo para os olhos em relação ao fundo claro. Dessa forma, o usuário é capaz de passar mais tempo em frente à tela antes de atingir um certo cansaço visual.

Atualmente, não são apenas os softwares de edição de código que possuem o modo escuro. Uma série de aplicativos para smartphone e até editores de texto já possuem essa função.

Agora chegou a vez do Notepad++. Veja abaixo como ativar o modo escuro no Notepad++ v8.

Vamos ao que interessa!

Ativar o dark mode no Notepad++ é muito fácil. Entretanto, é importante lembrar que ele só está disponível a partir da versão 8 do software. Por isso, tenha certeza de que você está usando a versão 8 ou superior do editor.

Leia também »  Como fazer o efeito de vidro esfumaçado no Gravit Designer

Enfim, para ativar o modo escuro, faça o seguinte:

  1. Clique no menu Configurações > Preferências;
  2. Na barra lateral, selecione a opção Modo Escuro;
  3. Em seguida, ative a opção Habilitar modo escuro e clique em Fechar;

    Ativação do modo escuro no Notepad++ 8.1.2

    Opção para ativação do modo escuro

  4. Por fim, reinicie o Notepad++ para que o modo escuro seja ativado por completo (exceto se você estiver usando a versão 8.1.2 ou superior).

Pronto, agora não só a interface, como também o documento estão no modo escuro do Notepad++. Contudo, você pode customizar ainda mais o software.

Apesar de possuir um tema próprio, você pode selecionar um tema diferente para usar juntamente ao modo escuro. Dessa forma, é possível aliar a interface do dark mode com um tema de sua preferência.

Aqui no site, você encontra uma lista com ótimos temas para o Notepad++ caso você esteja na dúvida de qual usar.


Viu como é simples ativar o modo escuro no Notepad++ v8? Essa é só uma das novidades dessa atualização do software.

E se quiser ficar por dentro das novidades do Notepad++, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE