Editor de vídeo open source Olive

Conheça o Olive Video Editor: editor de vídeo gratuito

Por em 29/03/2022

Ene Dicas Olive

Faz tempo que eu não falo sobre edição de vídeo aqui no site, não é mesmo!? Pois hoje, eu falarei especificamente sobre um editor de vídeo gratuito, o Olive Video Editor.

O Olive é um editor de vídeo open source que, atualmente, está em fase alfa de desenvolvimento. Por conta disso, é comum se deparar com erros durante o uso do aplicativo já que suas funcionalidades ainda estão em etapa de aprimoramento.

Essa não é a primeira vez que eu falo sobre o Olive aqui no site. Ele já apareceu em nossa lista de editores de vídeo gratuitos postada há pouco mais de um ano. De lá pra cá, o aplicativo não saiu de sua primeira versão (0.1), apesar de já podermos usar a versão seguinte (0.2) mesmo que inacabada.

Ainda assim, se você pretende ter mais estabilidade no uso do software, eu recomendo que você utilize a primeira versão. Principalmente se você estiver acostumado a usar o Premiere, pois a primeira versão do Olive é bastante semelhante ao editor da Adobe.

Foto da interface do Olive durante edição de vídeo

Interface do Olive

Não só a interface é bastante parecida, como também as ferramentas e as funcionalidades são semelhantes às do Premiere. Dessa forma, fica mais fácil se adaptar ao Olive.

Mais leveza na hora de editar

Como eu disse mais acima, o Olive Video Editor e o Adobe Premiere são bastante parecidos. Contudo, há um determinado ponto no qual eles são completamente diferentes.

O Olive é infinitamente mais leve. Enquanto o editor da Adobe pesa em torno de 1 GB, o Olive não passa dos 37 MB, cerca de 3% do peso total do Premiere.

É claro que não dá para compararmos a quantidade de funcionalidades entre um aplicativo e outro, pois o Premiere tem muito mais. Por outro lado, o tamanho reduzido do Olive é um ponto muito positivo, principalmente no caso de computadores menos potentes.

Graças ao tamanho reduzido, o aplicativo também exige menos da máquina no geral. Assim sendo, não é necessário ter um supercomputador para editar seus vídeos.

Leia também »  Conheça o editor gráfico Gravit Designer

Diversas opções de exportação

Outro ponto no qual o Olive não deixa a desejar é na exportação. O aplicativo tem uma série de opções de exportação para você utilizar, seja para vídeo, áudio ou até mesmo imagem.

São mais de 20 formatos de exportação para você utilizar no software. Obviamente, os formatos mais utilizados estão presentes: MPEG-4 (MP4), AVI, MOV, Windows Media (WMV), entre outros. Há ainda o WebM, formato de vídeo voltado para websites e com altíssima taxa de compressão.

Foto da janela de exportação do Olive

Janela de exportação

No caso de áudio, é possível exportar para MP3 tanto quanto para WAVE (WAV). Enquanto com as imagens, você pode criar GIFs animados ou exportar sequências de imagens, por exemplo.

Além disso tudo, há uma série de outros formatos disponíveis para exportação no Olive.

Aumente as opções de edição com plugins VST

Para editar o áudio de vídeos, o Olive é bastante limitado já que possui poucas opções de edição neste quesito. Entretanto, para compensar isso, você pode trabalhar com plugins VST no software.

Plugins VST são miniprogramas que permitem editar áudio, sendo que cada um deles possui uma finalidade diferente. Para utilizá-los, é necessário carregá-los em um aplicativo voltado para edição ou gravação de áudio, por isso são chamados de plugins.

Interface de inserção de plugin VST no Olive

Opção para inserir plugin VST

Assim sendo, os plugins VST facilitam o trabalho com áudio no Olive já que há diversos deles disponíveis na internet, cada um com sua própria função. No meu caso, por exemplo, eu utilizo os plugins VST da REAPER para editar o áudio dos vídeos do canal.


E aí, o que achou do Olive Video Editor? Se gostou e quer testá-lo, você pode baixar o software no site do projeto. Inclusive, já temos até uma videoaula ensinando como utilizar o aplicativo.

Por isso, siga nossas redes sociais ou se inscreva em nossa newsletter mensal no rodapé do site para ficar por dentro.

PUBLICIDADE