Como exportar no Penpot
Em nossas videoaulas, vimos diversas maneiras de inserir objetos no software. No entanto, há algo que ainda não vimos: como exportar no Penpot.
Após a criação de um layout, precisamos exportar os objetos e elementos que usaremos em seu desenvolvimento. Para isso, o Penpot possui uma série de opções para que você possa salvar esses objetos da forma mais adequada possível.
Basicamente, o software permite exportar elementos em 4 formatos: JPG, PNG, SVG e PDF. Além disso, é possível escolher o tamanho no qual o elemento será exportado.
A escolha do tamanho é importante, pois imagens para mobile, por exemplo, precisam ter o dobro de pixels para serem bem renderizadas na tela de um smartphone.
Vale lembrar também que qualquer elemento do arquivo pode ser exportado no Penpot. Entretanto, o formato escolhido para exportação deve fazer sentido com o tipo de elemento (exportar uma imagem em SVG não é a melhor alternativa).
Veja abaixo como exportar objetos no Penpot.
Vamos ao que interessa!
Para exportar um objeto no Penpot, é necessário que ele esteja selecionado. Após selecioná-lo, vá à barra lateral direita na seção Exportar (a última seção) e clique no botão .
Ao clicar no botão, será inserido um bloco com três campos. Estes campos têm as seguintes funções:
- O primeiro campo permite definir o tamanho da imagem a partir da multiplicação do seu tamanho original (1x, 2x, 3x, etc.);
- Já o segundo campo permite a inserção de um sufixo, ou seja, um texto que será aplicado ao final do nome da imagem para diferenciar de outras variações da mesma imagem;
- E, por fim, o terceiro campo permite escolher o formato no qual o objeto será exportado.
Agora que você já sabe a função de cada um dos campos, é só configurar da forma que desejar. Feitas as configurações, basta clicar no botão Exportar forma logo abaixo dos campos e escolher o local de salvamento.
Exportando duas imagens do mesmo objeto
Como dito no início do tutorial, imagens destinadas para telas mobile precisam ter o dobro do tamanho em relação às imagens para desktop, por exemplo. Por isso, o Penpot permite exportar mais de uma imagem de um objeto ao mesmo tempo.
Para fazer isso, é muito simples: já com um bloco de exportação configurado, basta clicar novamente no botão da seção Exportar e configurar o novo bloco adicionado. Aliás, não há limite de exportação, então você pode exportar quantas imagens quiser de uma só vez.
Depois de configuradas as imagens, é só clicar em Exportar forma e escolher o local de salvamento. Dessa vez, o Penpot gerará um arquivo ZIP contendo as imagens exportadas. Então basta extrair as imagens para o local desejado e pronto.
Caso você insira mais variações de exportação do que precisa, é possível excluir as variações extras clicando no botão do bloco desejado.
Pronto, agora que você já sabe exportar no Penpot, é só começar a produzir seus projetos fora dele. E se quiser aprender mais sobre o software, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.