Softwares alternativos para criar arquivos SVG
Quem trabalha na área de web design sabe bem como o SVG facilita muito as nossas vidas na inserção de ícones e imagens em um site. O fato de ser um arquivo de vetor que pode ser interpretado pelos navegadores possibilita a alteração do seu tamanho sem perda de qualidade. E pra que você possa criar os seus próprios arquivos SVG, eu trago dois softwares gratuitos capazes de executar muito bem essa tarefa.
Inkscape
O Inkscape, sem dúvida, é a opção mais indicada já que trabalha majoritariamente com arquivos em formato SVG. O software possui uma interface bem semelhante à do CorelDRAW. Ele não só possibilita a criação de arquivos SVG, como também possui o Editor de Fontes SVG, sendo capaz de gerar um arquivo que mais tarde pode ser convertido para um arquivo de fonte.
Para salvar o arquivo no formato correto para internet basta ir em Arquivo > Salvar como… e depois em Tipo alterar para a opção SVG Plano ou SVG Otimizado.
LibreOffice Draw
Isso mesmo, o LibreOffice Draw que vem sendo ensinado aqui no blog também pode ser utilizado para criação de arquivos SVG. Apesar de não trabalhar diretamente com o formato, o Draw é capaz de ler arquivos em diversos formatos diferentes, inclusive em SVG.
No caso dele, para salvar o arquivo no formato correto para internet você deve ir em Arquivo > Exportar… e depois em Tipo alterar para a opção SVG – Scalable Vector Graphics.
Dotgrid
Outra ótima ferramenta que permite criar arquivos SVG é o Dotgrid. Apesar de ser o menos conhecido dos softwares citados, não significa que seja pior que os demais. Com a simples finalidade de criar ícones em vetor, o Dotgrid permite exportá-los em alguns formatos específicos, sendo um deles o SVG.
Para exportar suas imagens em SVG no Dotgrid é simples, basta utilizar o atalho [Ctrl+E]. Em seguida, escolha o nome do arquivo e salve-o. Em caso de dúvidas, veja o processo de exportação em nossa quinta videoaula sobre o Dotgrid.
Gravit Designer
Por fim, temos o Gravit Designer. Esse software é atualmente desenvolvido pela Corel e distribuído gratuitamente pela empresa. A grande vantagem do Gravit é o fato de que é possível utilizá-lo através do navegador, sem a necessidade de instalação.
Criar arquivos SVG com o aplicativo é bastante simples. Basta ir ao menu Arquivo > Exportar > SVG (Scalable Vector Graphics) e pronto. Se tiver dúvidas, assista nossa videoaula sobre o assunto.
Com qualquer uma dessas duas ferramentas a mão, você não terá problemas para criar os seus próprios arquivos em SVG. E claro, se você conhecer outros softwares gratuitos capazes de criar arquivos SVG, compartilhe com a gente aí nos comentários.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.