Videoaula sobre como exportar ícones no Dotgrid

Videoaula Dotgrid #5 – Como exportar um ícone

Por em 10/09/2018

Dotgrid Ene Tutoriais Videoaulas Dotgrid

Até o momento, temos visto em nossas videoaulas sobre o Dotgrid apenas como criar ícones com o software. Obviamente, os ícones criados podem ser utilizados para diversas aplicações e em diferentes formatos. Assim sendo, o software permite exportar ícones de três formas diferentes: em PNG, SVG e favicon. E nessa videoaula, nossa quinta e última sobre a ferramenta, veremos como exportar ícones no Dotgrid.

Antes de mais nada, farei uma breve explicação sobre as diferenças entre cada um dos formatos, começando pelo PNG. Esse formato de imagem permite obter imagens sem perda de qualidade, porém, mais pesadas. Além disso, o PNG é extremamente versátil já que é possível ter imagens com áreas transparentes.

Já o SVG é um formato de imagem destinado à criação de desenhos vetoriais. A grande vantagem desse formato é que ele pode ser interpretado por navegadores, isso porque ele é baseado em linguagem XML. Fora isso, por se tratar de um arquivo vetorial, o SVG pode ser redimensionado de forma livre, sem o risco de perder qualidade.

Por fim, falaremos sobre o favicon. Os favicons não são exatamente um formato de arquivo, mas sim um termo utilizado para identificar aqueles ícones de sites que aparecem na barra de título dos navegadores, ao lado do nome da página do site. Atualmente, é possível inserir favicons em um site em diversos tamanhos, sendo que cada um é utilizado para um tipo de dispositivo diferente (desktops, smartphones, tablets, etc.).

Leia também »  Como usar a grade do Gravit Designer

Explicadas as diferenças, veja abaixo os tópicos que veremos nessa videoaula:

  • Como exportar um ícone em PNG com a opção Render;
  • Como exportar um ícone em SVG com a opção Export;
  • Como criar favicons com a opção Build Icons.

Vamos à videoaula!

Assista também nossas videoaulas anteriores sobre o Dotgrid:

  1. Introdução ao Dotgrid
  2. Tipos de linha e objetos
  3. Uso de camadas e canvas
  4. Efeitos e refinamento de objetos

Inscreva-se no canal do Ene Maneiras no YouTube para ficar por dentro das próximas videoaulas sobre o software.

PUBLICIDADE