Galeria do Fontwork no LibreOffice Draw

Como Utilizar a Galeria do Fontwork no LibreOffice Draw

Por em 08/12/2016

Ene Tutoriais LibreOffice Draw

No post de hoje eu voltarei a falar um pouco sobre textos no LibreOffice Draw. Como vimos em nossa videoaula sobre textos, existem várias formas de customizar uma caixa de texto. Além disso, você também pode aplicar animações em seus textos que aparecerão em apresentações, por exemplo. Porém, existe uma outra opção que te permite aplicar customizações padrões exclusivas, mas que podem ser editadas ao seu gosto também. Eu estou falando da Galeria do Fontwork, e é sobre ela que falaremos nesse post.

O Fontwork é uma ferramenta que permite customizar uma caixa de texto com opções específicas para isso. Já a Galeria do Fontwork é uma evolução dessa ferramenta, pois traz modelos padrões de texto para inserir em um documento e permite que eles sejam editados pelo usuário.

Graças à funcionalidade, é possível criar textos com contorno ou em curva, por exemplo. Em termos de comparação, ele tem a mesma função do WordArt do Microsoft Office Word.

Como inserir um texto pela Galeria do Fontwork

Diferentemente da ferramenta Fontwork, a Galeria do Fontwork tem o processo de aplicação de forma diferente. Enquanto no Fontwork você insere o texto e depois abre a caixa de ferramentas para editá-lo, na Galeria do Fontwork você deve primeiro definir qual modelo usará para depois digitar o texto no arquivo.

Existem duas formas de inserir um texto da Galeria do Fontwork:

  1. Menu Inserir > Multimídia > Galeria do Fontwork;
  2. Ou procure pela opção Galeria do Fontwork  Ícone da Galeria do Fontwork no LibreOffice Draw na barra de ferramentas.

Ao clicar na ferramenta, abrirá uma janela com diversos modelos de texto para você escolher. Basta clicar no modelo desejado e, em seguida, clicar em OK. Em sua área de trabalho surgirá um texto escrito “Fontwork” com o modelo escolhido.

Feito isso, você poderá escrever o que deseja. Basta clicar duas vezes em cima do texto para ativar a digitação. Após digitar o texto desejado, é só apertar Esc para finalizar a digitação. Pronto, seu texto está inserido.

Leia também »  Configurando Páginas no LibreOffice Draw

Como customizar um texto da Galeria do Fontwork

Os modelos prontos da Galeria do Fontwork facilitam na hora de estilizar um texto, mas, ainda assim, suas opções podem não agradar totalmente o usuário. Por isso, o Draw permite que você edite e formate a aparência do texto de forma livre. Você pode tanto fazer alterações simples como mudar a cor do preenchimento ou do contorno, quanto alterações mais complexas como o formato de um texto.

As alterações simples podem ser feitas diretamente na aba de Propriedades. Agora, para alterar o formato do texto você deve primeiro selecionar o texto desejado. Ao selecionar, você verá pontos de controle em duas cores: amarelo e azul.

Pontos de Controle do Fontwork no LibreOffice Draw

Pontos de Controle do Objeto

Os pontos azuis servem apenas para ajustar o tamanho de um objeto. Já os pontos amarelos têm funções específicas de acordo com a ferramenta usada, e no caso da Galeria do Fontwork, eles servem para você alterar a forma de um texto. Sendo assim, basta clicar e arrastar um ponto amarelo, assim ele mostrará uma pré-visualização da alteração no formato. Ao soltar, ele aplicará a alteração ao texto.

Vale lembrar que cada modelo da galeria possui suas próprias configurações, por isso, cada um possui uma quantidade diferente de pontos amarelos que podem ser editados. Além disso, alguns deles possibilitam a inserção de textos 3D no software.


Sem dúvida, a Galeria do Fontwork é uma das opções que mais facilitam a vida do usuário no LibreOffice Draw. Poder utilizar modelos pré-definidos agiliza o trabalho, mas o fato de poder editá-los abre um leque de opções para o processo de criação.

PUBLICIDADE