Logo do Software Pencil

Conheça o software de prototipagem Pencil

Por em 01/08/2017

Pencil Project

Uma das primeiras coisas a se fazer no processo de desenvolvimento de um site é o seu esboço. Normalmente esse processo é feito a mão mesmo, de forma bem simples. Porém, existem softwares capazes de facilitar esse trabalho e um deles é o Pencil. A partir da semana que vem começaremos nossa série de tutoriais e videoaulas para você poder montar seus próprios esboços de site. Já hoje, faremos uma breve apresentação do software Pencil.

O Pencil é um software gratuito de prototipagem que permite a criação de mockups de sites. Com ele é possível criar esboços e layouts de site de uma forma extremamente fácil e rápida. As ferramentas do software funcionam no modo drag and drop, ou seja, você pode criar objetos simplesmente arrastando-os da barra de ferramentas para dentro de sua área de trabalho.

Interface do Software Pencil

Interface do Pencil

O início do Pencil

O Pencil surgiu lá em 2008, inicialmente como uma extensão para o navegador Mozilla Firefox. O sucesso da ferramenta foi tanto que naquele mesmo ano ela recebeu o prêmio de melhor extensão para Mozilla Firefox, entregue pela própria Mozilla. Através da extensão é possível desenhar interfaces de sites diretamente pelo navegador.

Leia também »  Videoaula Pencil Project – Links e páginas

Somente no final de 2015 é que foi lançada a versão para sistemas operacionais do Pencil. De lá para cá, o projeto tem sido atualizado com frequência e, atualmente, está na versão 3.1.0.

O software Pencil é desenvolvido pela empresa Evolus. A Evolus é uma empresa vietnamita que trabalha no desenvolvimento de softwares e sistemas para outras empresas. Apesar disso, a empresa optou por distribuir o Pencil de forma totalmente gratuita e open source, batizando o projeto de Pencil Project.

Logo da Evolus - Desenvolvedora do Pencil

Logo da Evolus

Faça o download do Pencil

O software Pencil está disponível para download no próprio site do projeto. É só clicar no link para baixar a versão mais recente do Pencil.


E se você quiser receber as videoaulas sobre o Pencil, é só assinar o blog por e-mail no rodapé para receber todas as novidades.

PUBLICIDADE