Administrador de plugins do Notepad++

Como usar o novo administrador de plugins do Notepad++

Por em 20/12/2018

Ene Tutoriais Notepad++

Se você curtiu nossa página no Facebook, provavelmente viu que, recentemente, o Notepad++ foi atualizado para a versão 7.6. Nessa atualização, o software trouxe mudanças importantes relacionadas aos plugins, inclusive na maneira como eles são instalados. Como já existe um tutorial em nosso site no qual ensinamos a adicionar plugins à moda antiga, seria importante voltarmos no assunto e falarmos um pouco mais sobre essa novidade. Por isso, no post de hoje veremos como utilizar o administrador de plugins do Notepad++.

O administrador de plugins é uma nova área do Notepad++ que reúne todos os plugins instalados no software. Através dele, o usuário é capaz de instalar e desinstalar plugins, assim como atualizar os já instalados, tudo de uma maneira rápida e prática. Por conta disso, foram necessárias algumas mudanças não apenas no método de instalação, como também na pasta raiz dos plugins instalados.

Janela do administrador de plugins do Notepad++

Janela do administrador de plugins (Plugins Admin)

Basicamente, quem instalou a nova versão do Notepad++ (versão 7.6.1) pode não encontrar os plugins não-nativos na lista de plugins do software. Para corrigir isso, você deverá mover as pastas dos plugins manualmente. Veja como fazer abaixo:

  • Se você atualizou da versão 7.6 para a versão 7.6.1, mova todo o conteúdo da pasta %LOCALAPPDATA%\Notepad++\plugins\ (exceto a pasta Config) para a pasta %PROGRAMDATA%\Notepad++\plugins\;
  • Porém, se você atualizou da versão 7.5.9 ou anterior para a versão 7.6.1, copie um plugin por vez (arquivos .DLL) da pasta %PROGRAMFILES(x86)%\Notepad++\plugins\ (ou %PROGRAMFILES%\Notepad++\plugins\, dependendo da versão instalada), abra a pasta %PROGRAMDATA%\Notepad++\plugins\, crie uma pasta com o nome do plugin copiado e cole-o dentro da pasta recém-criada.

Feito isso, seus plugins antigos voltarão a funcionar e não será necessário fazer esse procedimento novamente com novos plugins. Agora, é hora de aprendermos a utilizar o administrador de plugins do Notepad++.

Obs.: a partir da versão 7.6.3, o Notepad++ alterou novamente a forma como os plugins são salvos em seu computador. Saiba mais no link: Atualização 7.6.3 do Notepad++

Vamos ao que interessa!

Como dito no início do texto, o administrador de plugins permite instalar e desinstalar plugins, além de atualizá-los. Você pode, por exemplo, instalar algum dos plugins que indicamos aqui no site.

Leia também »  Como exportar imagens em PNG-8 no Chasys Draw IES

O administrador pode ser acessado através do menu Plugins > Plugins Admin. Sua interface é dividida em três abas (Available, Updates e Installed), cada qual com uma função específica.

  • Aba Available: reúne os plugins disponíveis para instalação;
  • Aba Updates: reúne os plugins instalados que possuem novas versões disponíveis para instalação;
  • Aba Installed: reúne os plugins instalados e oferece a opção de desinstalação.
Abas do administrador de plugins do Notepad++

Abas do administrador de plugins

Apesar de cada aba ter sua função, o funcionamento de todas é praticamente o mesmo. Veja abaixo:

  • Instalando um plugin: após abrir o administrador de plugins (menu Plugins > Plugins Admin), selecione a aba Available e busque pelo plugin desejado. Ao encontrá-lo, basta clicar na caixa de seleção à sua esquerda e, em seguida, clicar no botão Install para instalá-lo.
  • Atualizar um plugin: com o administrador de plugins aberto, selecione a aba Updates. Nela, selecione a caixa de seleção dos plugins que deseja atualizar e, em seguida, clique no botão Update para atualizá-los.
  • Desinstalar um plugin: após abrir o administrador de plugins, selecione a aba Installed. Feito isso, selecione a caixa de seleção dos itens que deseja desinstalar e, após isso, clique no botão Remove para desinstalá-los.

Mesmo com toda a facilidade proporcionada pela novidade, nem todos os plugins podem aparecer na lista do administrador. Isso porque os plugins criados antes dessa atualização precisam ser atualizados pelos seus desenvolvedores para que sejam listados nela. Por isso, caso um plugin não apareça no administrador de plugins, porém, esteja disponível no menu Plugins, não se preocupe.


Em resumo, isso é tudo o que você precisa saber sobre o administrador de plugins do Notepad++. E se tiver mais dúvidas, compartilhe com a gente comentando logo abaixo.

PUBLICIDADE