Softwares de edição de código gratuitos

Conheça 4 softwares de edição de código gratuitos

Por em 22/06/2021

Ene Dicas

Linguagens de programação possuem um padrão, o que tira, de certa forma, a liberdade na hora do desenvolvimento. Entretanto, existe um ponto no qual os desenvolvedores têm total liberdade para escolher: o software de edição de código.

Os editores de código-fonte, ou editores de texto, são aplicativos voltados ao desenvolvimento de código. Esses códigos podem resultar em vários tipos de projeto, como sites, sistemas, ou até mesmo, outros aplicativos.

Cada um desses tipos de projeto necessitam de uma linguagem específica, o que significa que é necessário usar um software de desenvolvimento compatível com a linguagem a ser usada.

Por isso, neste artigo eu separei 4 softwares de edição de código gratuitos. Todos eles são compatíveis com diversas linguagens de programação, além de terem funcionalidades exclusivas.

Brackets

Para quem acompanha o site, sabe que falo bastante deste software por aqui. O Brackets é um editor de código open source criado pela Adobe e mantido pela comunidade.

Interface do Brackets

Interface do Brackets

Mesmo não sendo a primeira opção da maioria das pessoas, sem dúvida, o software é uma das melhores ferramentas gratuitas da atualidade.

O motivo disso é a gama de funcionalidades voltadas ao desenvolvimento web, como a edição rápida e o live preview, por exemplo. Isso sem falar na enorme quantidade de plugins disponíveis.

Apesar de todas as vantagens, há um pequeno problema em relação a essa ferramenta. Em setembro, a Adobe encerrará o suporte a ela, deixando o projeto nas mãos da comunidade.

Com a baixa popularidade do Brackets nos últimos tempos, isso pode sim resultar no encerramento do projeto por completo. Contudo, a empresa não abandonou o software totalmente.

Junto ao anúncio de encerramento do suporte, a Adobe também divulgou uma parceria com a Microsoft no qual estimula seus usuários a migrarem ao editor da rival. As duas empresas criaram uma extensão que altera as configurações do VS Code para que se pareça mais com o Brackets, e com isso, facilite a migração.

Ainda assim, o Adobe Brackets não deixa de ser uma ótima opção gratuita para edição de código.

Visual Studio Code

Como citado mais acima, o VS Code é o aplicativo escolhido para usuários do Brackets migrarem, e também, o editor de código gratuito mais usado da atualidade.

Interface do Visual Studio Code

Interface do Visual Studio Code

Desenvolvido pela Microsoft, o software também é um projeto de código aberto, o que significa que a própria comunidade pode ajudar no seu desenvolvimento.

Repleto de funcionalidades, o VS Code é atualmente a ferramenta mais completa para desenvolvimento. Há desde integração com o Github, até depuração do código direto no aplicativo.

Leia também »  Conheça 3 softwares de edição de vídeo gratuitos

Além disso, o editor da Microsoft possui uma grande variedade de extensões que adicionam ainda mais opções ao aplicativo.

Se você estiver procurando por um software de edição de código gratuito que seja versátil e estável, então o VS Code é a melhor opção para você.

Notepad++

O Notepad++ é um dos softwares de edição de código mais antigos que ainda recebem suporte e atualizações, mesmo se considerarmos opções licenciadas.

Interface do Notepad++

Interface do Notepad++

Em comparação com os softwares citados anteriormente, o Notepad++ tem uma interface mais antiquada. Mas, recentemente, foi lançada a versão 8 do software contendo o novo modo escuro, o que pode resultar em melhorias na aparência.

Por outro lado, a quantidade de funcionalidades o torna uma ótima opção para qualquer tipo de tarefa. São tantas que temos uma série de artigos de dicas do software citando várias delas.

Algumas opções nativas do Notepad++, como macros e minificação, por exemplo, só são possíveis em outros softwares através do uso de extensões. Isso o diferencia bastante das demais ferramentas.

Assim como o Brackets e o VS Code, o Notepad++ é um projeto open source, permitindo que a comunidade participe do seu desenvolvimento.

Bluefish

Por fim, nossa última indicação de editor de código gratuito é o Bluefish. Sendo mais um projeto open source, o software é o menos conhecido de todos os citados até aqui.

Interface do Bluefish

Interface do Bluefish

A ideia do Bluefish é facilitar o desenvolvimento do código, por isso, ele possui uma série de atalhos para inserção de vários comandos de diferentes linguagens.

Apesar de estar mais voltado ao uso com arquivos HTML, o software também possui atalhos compatíveis com outras linguagens, como CSS e PHP, por exemplo.

Por conta disso, pode-se dizer que o Bluefish é uma ótima opção de editor de código para quem está começando a programar. Dessa forma, o usuário pode se aproveitar destes atalhos para lembrar comandos pouco usados.

Em contrapartida, o software não possui a opção de extensões, o que o limita em certos aspectos. Ainda assim, as funcionalidades presentes fazem dele um aplicativo de alta qualidade.


E aí, já conhecia alguma dessas ferramentas? Se você conhece algum outro software de edição de código gratuito, compartilhe através dos comentários.

E para ficar por dentro do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE