Imagem com fundo roxo contendo o logo do LibreOffice Draw e ícones de diversos formatos de exportação

Conheça as opções de exportação do LibreOffice Draw

Por em 23/09/2021

Ene Tutoriais LibreOffice Draw

Como eu sempre digo, o Draw é uma ferramenta com uma série de funcionalidades. Entretanto, há algo básico que nunca foi falado a respeito aqui no site: as opções de exportação do LibreOffice Draw.

O Draw não só permite salvarmos arquivos em seu formato nativo, como também é capaz de exportá-los em formatos mais populares. É possível criar imagens JPEG, SVG, e ainda, o famoso e extremamente compatível PDF.

Como eu disse, essa é uma funcionalidade básica do software. O fato de nunca ter falado sobre isso já resultou até mesmo em cobrança no canal do Ene Maneiras (peço perdão pelo vacilo).

Mas agora, finalmente, eu irei pagar essa dívida e explicar quais são e como funcionam as opções de exportação do LibreOffice Draw.

Vamos ao que interessa!

Em geral, o LibreOffice Draw permite exportar seus arquivos para diversos formatos de imagem. Há desde formatos de imagem bitmap (JPEG, PNG, etc.), até de arquivos vetoriais (SVG e EPS).

Entretanto, há ainda outras opções de exportação que vão além das imagens. É possível exportar arquivos do Draw também para os formatos HTML e PDF. No caso do PDF, isso nos possibilita a criação de eBooks através do software, por exemplo.

No total, há 11 formatos disponíveis para exportação de arquivos no LibreOffice Draw: HTML, PDF, Bitmap, EMF, EPS, GIF, JPEG, PNG, SVG, TIFF e WMF.

Lista contendo todos os formatos para exportação citados acima

Formatos de exportação do LibreOffice Draw

Para exportar arquivos do LibreOffice Draw há duas formas:

  • Clique no menu Arquivo > Exportar, ou;
  • Na barra de ferramentas Padrão, clique na opção Exportar Ícone composto por uma seta azul para direita sobrepondo uma folha em branco .
Leia também »  Como Acelerar ou Desacelerar um Vídeo no VirtualDub

Feito isso, a janela de exportação será aberta. Nela, você pode definir o nome do arquivo no campo Nome, e sua extensão no campo Tipo. Após defini-los e escolher a pasta de destino, clique em Salvar.

Além disso, você também pode exportar apenas o que está selecionado no documento. Para isso, basta ativar a opção Seleção na janela de exportação.

Caso você tenha escolhido um formato de imagem, em seguida, aparecerá a janela de opções da imagem. As opções irão variar de acordo com o formato escolhido, porém, em quase todos os casos será possível escolher o tamanho e a resolução da imagem.

Janela contendo opções de configuração da imagem, como tamanho, resolução e qualidade

Opções de exportação para JPG

Já no caso de PDF, o caminho é outro. Para exportar em PDF no LibreOffice Draw também existem duas formas:

  • Clique no menu Arquivo > Exportar como > Exportar diretamente como PDF, ou;
  • Na barra de ferramentas Padrão, clique na opção Exportar diretamente como PDF Ícone composto pelo logo do PDF sobrepondo uma folha em branco .

Dessa forma, a exportação será feita sem a necessidade de configurar o arquivo PDF. Basta escolher nome e local de salvamento e, por fim, clicar em Salvar.

Apesar disso, você pode ainda acessar as opções de configuração do PDF e configurá-lo da maneira que preferir.


Deu pra ver que é simples usar as opções de exportação do LibreOffice Draw, não é mesmo!?

Você pode aprender mais sobre o LibreOffice Draw aqui no site. É só seguir nossas redes sociais e inscrever-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE