Ícones do LibreOffice Draw e do PDF lado a lado sobre um fundo azul ilustrado

Como configurar a exportação de PDF no LibreOffice Draw

Por em 25/11/2021

Ene Tutoriais LibreOffice Draw

Como se sabe, exportar PDF no LibreOffice Draw é muito simples. Entretanto, o software também permite que você customize as configurações no momento da exportação.

Dependendo da finalidade, você deve configurar o arquivo PDF de acordo com um padrão. Por isso, os softwares gráficos permitem configurar como o PDF deverá ser exportado.

O LibreOffice Draw também é capaz disso. Além da opção de exportação rápida, que salva o arquivo em PDF nas configurações padrões, há também a opção que exporta em PDF permitindo que você altere suas configurações.

É possível configurar desde coisas simples, como quais páginas serão exportadas, até detalhes mais importantes, como qual versão de PDF utilizar.

Essas são apenas duas das diversas possibilidades que o Draw oferece. Logo abaixo, você confere outras formas de configurar a exportação de PDF no LibreOffice Draw.

Vamos ao que interessa!

Para acessar a janela de configuração do PDF, basta clicar no menu Arquivo > Exportar como > Exportar como PDF. Lembre-se de não utilizar a opção Exportar diretamente como PDF, pois ela não permite configurar o PDF livremente.

Logo de cara, abrirá a janela Opções do PDF no qual é possível configurá-lo por completo. Apesar de possuir seis abas no total, as configurações mais importantes se encontram na aba inicial.

Janela com diversas opções de configuração do arquivo PDF

Janela Opções do PDF

A aba Geral possui cinco seções, sendo elas: Intervalo, Imagens, Marca d’água, Geral e Estrutura. Para começar, falarei das três primeiras já que elas possuem opções mais básicas.

A seção Intervalo permite indicar quais páginas do arquivo serão exportadas. Já a seção Imagens possibilita definir não só a compressão da imagem, interferindo em sua qualidade, mas também a resolução delas, que tem relação à finalidade do arquivo. Por fim, a Marca d’água é capaz de inserir um texto em marca d’água no arquivo após a exportação.

Por outro lado, a seção Geral possui uma série de opções, cada uma delas com uma determinada função. Confira abaixo como funcionam:

  • O PDF híbrido exporta o arquivo em PDF e mantém a compatibilidade de edição com o LibreOffice;
  • Arquivo PDF/A (ISO 19005) é um formato voltado para a criação de arquivos PDF de longa duração (comumente usado por gráficas);
  • A opção Acessibilidade Universal (PDF/UA) cria um documento compatível com os requisitos de acessibilidade do PDF/UA (ISO 14289);
  • O PDF marcado adiciona as informações de estrutura do documento original ao arquivo PDF;
  • Por fim, a opção Criar formulário PDF gera um arquivo PDF com campos de inserção de texto que podem ser preenchidos e enviados.
Leia também »  Fim do suporte ao Brackets: veja como migrar ao VS Code

Além disso tudo, há ainda a seção Estruturas que permite, por exemplo, exportar os tópicos do arquivo, converter as anotações em comentários no PDF, ou ainda, exportar as páginas em branco do documento.

Com tudo isso configurado, já é possível exportar o arquivo em PDF tranquilamente. Contudo, existem ainda algumas outras opções que você pode configurar.

Outras opções de configuração do PDF

As demais guias da janela Opções do PDF são menos importantes, porém, você também pode aproveitá-las na configuração do arquivo. Essas demais guias são: Visualização inicial, Interface do usuário, Vínculos, Segurança e Assinaturas digitais.

A primeira delas, Visualização inicial, permite definir como o arquivo será carregado visualmente ao abrir. É possível definir configurações como em qual página o documento deve ser aberto na seção Painéis, como as páginas devem ser mostradas na seção Leiaute da página (uma por vez, como um rolo de papel, etc.), entre outras coisas.

Aba com configurações voltadas à visualização inicial do arquivo PDF

Aba Visualização inicial

Já na guia Interface do usuário, você pode alterar a visualização de itens da interface do aplicativo usado. É possível alterar, por exemplo, o tamanho e o posicionamento da tela, ocultar elementos da interface, etc.

Aba com configurações relativas à interface do usuário

Aba Interface do usuário

Na aba Vínculos, a função principal é a de criar links a partir do conteúdo do documento. Pode-se, por exemplo, transformar os tópicos em links para sua página de destino, fazer com que os links de referência destinem todos a arquivos PDF, ou exportar os links relativos dos arquivos inseridos no documento.

Por fim, há ainda as abas Segurança e Assinaturas digitais. Em Segurança, é possível definir uma senha de acesso ao arquivo, além de alterar suas permissões. Já em Assinaturas digitais, o usuário pode autenticar um documento através de um certificado de assinatura digital.


São muitas as opções de configuração para exportar em PDF, mas, pelo menos, agora ficou mais fácil de entender todas elas. Ainda assim, se surgir dúvidas, é só comentar logo abaixo.

E para acompanhar mais do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE