Dicas básicas do Gravit Designer #3

Por em 27/01/2022

Corel Vector Ene Dicas

Chegou a hora de mais um artigo da série de dicas do Gravit Designer. Neste terceiro post, eu falarei sobre duas funcionalidades importantíssimas do software: as Máscaras e a opção Duplicar.

Como sempre, a série de dicas básicas traz funcionalidades que valem ser ressaltadas devido à importância que elas podem ter. Sobre o Gravit, há outros dois posts além deste aqui com dicas do software.

No Dicas Básicas #1, eu falei sobre as Réguas, a Biblioteca de Vetores e o Modo Escuro do Gravit. Enquanto isso, em Dicas Básicas #2 vimos a inserção de Lorem Ipsum automática, conversão de imagens em vetor, e ainda, a opção Simplificar.

Enfim, confira abaixo mais dicas do Gravit Designer.

Como criar máscara no Gravit

Se você utiliza softwares de edição gráfica, já deve saber o que são máscaras. Mas, para quem não sabe, as máscaras permitem que um objeto seja inserido dentro de outro, limitando a visualização ao formato do objeto principal.

Em outras palavras, é como se você estivesse assistindo a um programa na TV, no qual você vê apenas a imagem que a câmera pega. Todo restante do cenário não pode ser visto, apesar de estar presente.

Imagem inserida na tela de uma ilustração de monitor através de uma máscara

Foto inserida através de máscara em monitor

Aprender a usar a máscara do Gravit Designer é extremamente importante, pois ela não só facilita o trabalho, como também aumenta as possibilidades de criação. Aqui no site, por exemplo, eu utilizei essa opção em tutoriais como o efeito de vidro esfumaçado e o texto glitch no software.

Dessa vez, eu explicarei passo a passo como fazer uma máscara. Primeiramente, saiba que você precisará de, ao menos, dois objetos para criar a máscara, sendo que um deles será responsável por mascarar os demais objetos.

Leia também »  3 problemas comuns ao usar o VirtualDub

Assim sendo, crie a forma que deseja usar como máscara. Em seguida, posicione-a em cima do objeto a ser mascarado. Caso a forma esteja por baixo do outro objeto, basta ir ao menu Modificar > Organizar > Trazer para a Frente.

Por fim, selecione os dois objetos e vá ao menu Modificar > Mascarar com Forma (ou utilize as teclas Ctrl+Shift+M). Pronto, a máscara foi criada.

Caso você queira editar o conteúdo dentro da máscara, basta clicar duas vezes sobre o objeto, ou então, pressionar a tecla Ctrl e clicar no objeto dentro da máscara.

Opção Duplicar do Gravit Designer

Tão essencial quanto a máscara, a opção Duplicar do Gravit Designer pode ser usada em diversas situações. Você pode duplicar objetos em sua posição original tanto quanto numa nova posição.

Há duas maneiras de acessar a opção:

  • Através do menu Editar > Duplicar;
  • Ou então, pelo atalho Ctrl+D.

Para duplicar um objeto no Gravit, basta estar com ele selecionado e ativar a opção através de uma das formas acima. Dessa forma, a cópia será feita na mesma posição do objeto original.

No entanto, caso você mova o objeto duplicado e duplique ele novamente, a nova cópia será feita com base na movimentação feita. Ou seja, você pode criar uma sequência de um mesmo objeto através da opção Duplicar.

Sequência de triângulos duplicados e invertidos na horizontal em fundo verde água

Sequência de objeto duplicado


O que achou das dicas? Se quiser receber mais dicas como essas, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE