Dúvidas do Paint 3D #2

Dúvidas básicas do Paint 3D #2

Por em 03/03/2022

Ene Dúvidas Paint 3D

Existem aplicativos que, apesar da simplicidade, geram muitas dúvidas nos usuários. No post de hoje você verá que algumas das dúvidas do Paint 3D são bastante simples, porém, fazem muitos usuários quebrarem a cabeça tentando resolvê-las.

O fato do Paint 3D deixar muitas dúvidas mesmo sendo um aplicativo tão simples não significa que ele seja ruim. A questão é que o software foi pensado para telas de toque, especialmente para o Surface, tablet da Microsoft.

É por esse motivo que usuários de dispositivos Desktop acabam tendo dúvidas sobre o uso do aplicativo. Mas tudo bem, pois agora você verá a resposta para algumas das principais dúvidas do Paint 3D.

Antes de tudo, vale lembrar que as dúvidas deste post foram escolhidas com base nos comentários aqui do site, e também, do nosso canal no YouTube. Isso significa que você também pode vir parar aqui no Ene Maneiras qualquer dia desses.

Agora sim, vamos às dúvidas!

Como alterar o tamanho do texto

Apesar de parecer algo simples, essa é uma dúvida recorrente entre usuários de diversos softwares, inclusive do Paint 3D. No caso do Paint 3D é um pouco mais complicado já que o aplicativo funciona de maneira bem específica em relação a isso.

Comentário de Suely: Queria saber como aumentar a letra do Paint 3D?

Comentário de Suely no YouTube

Quem utiliza o software com frequência sabe que, finalizada a inserção do texto, não é possível editá-lo novamente. Aliás, isso já foi tema de uma das nossas videoaulas da série Ene Dúvidas.

Por isso, para aumentar ou diminuir um texto no Paint 3D é necessário que isso seja feito no momento da inserção do texto. Isso vale principalmente para o Texto 2D, pois depois de inserido, não é possível nem mesmo selecioná-lo novamente.

Assim sendo, no momento da inserção, vá à barra lateral direita e, logo depois do campo Fonte encontra-se o campo Tamanho do Texto. Basta clicar sobre ele e selecionar o tamanho desejado. Vale lembrar que só é possível selecionar um dos tamanhos disponíveis na opção.

Campo Tamanho do Texto em destaque

Interface de configuração do texto

Enquanto você estiver editando o texto, você pode alterar o tamanho livremente. Após a finalização, o Texto 2D já não pode mais ser alterado de forma alguma. Por outro lado, o Texto 3D ainda pode ter o seu tamanho alterado já que ele se torna um objeto 3D, o que permite utilizar os controles de tamanho, ângulo e distância.

Como mover a tela (documento)

Assim como a dúvida anterior, essa também é uma dúvida muito simples, mas que muita gente não sabe como funciona. E saber mover a tela no Paint 3D é extremamente importante, pois facilita a navegação por toda a imagem.

Comentário de Kyon: Mano, como que move a tela? Tipo, eu sei dar zoom mas não tem opção para colocar o mouse a movimentar a tela.

Comentário de Kyon no YouTube

Como o Paint 3D possui dois modos de exibição do documento (2D e 3D), há também uma variação na maneira como você move a tela. Ainda assim, é uma variação bem pequena.

Leia também »  Dicas básicas sobre o Paint 3D

No modo de exibição 2D, ou seja, aquele que você visualiza o arquivo frontalmente, você pode mover a tela utilizando o scroll do mouse. Para isso, basta clicar e segurar o scroll do mouse, e então, arrastá-lo na direção desejada. Quando estiver na posição que deseja, basta soltar o scroll. Simples, não é mesmo?

Já no modo de exibição 3D há duas maneiras de movimentar a tela. Você pode alterar sua posição tanto quanto o ângulo de visão do documento.

Tela do Paint 3D com modo de exibição 3D ativo

Modo de exibição 3D ativado

Alterar a posição é mais simples, pois funciona da mesma forma que no modo de exibição 2D, isto é, utilizando o scroll do mouse. Já para alterar o ângulo de visão você deve usar o botão direito do mouse. O funcionamento é o mesmo do scroll do mouse: clique, segure e arraste para mudar o ângulo.

Como inserir texto com efeito marca-texto

Destacar um texto usando o efeito marca-texto é muito comum em processadores de texto como o LibreOffice Writer, por exemplo. Mas o que muitos não sabem é que também é possível fazer isso no Paint 3D.

Comentário de Kelly: Adoro os vídeos! Por favor, é possível grifar um texto como se estivesse usando uma caneta marca-texto?

Comentário de Kelly no YouTube

Como falamos na dúvida anterior, como o texto não pode mais ser editado depois de inserido, o efeito deve ser aplicado durante a inserção do texto. Além disso, é importante lembrar que não é possível inserir o efeito em textos 3D, apenas textos 2D possuem a opção de marca-texto.

Assim sendo, ao selecionar a opção Texto 2D da ferramenta Texto, você verá a opção Preenchimento de Fundo na barra lateral direita. Basta ativá-la e selecionar a cor desejada. Assim, ao criar a caixa de texto, o fundo da caixa ficará na cor escolhida.

Texto com efeito marca-texto ativado

Opção Preenchimento de Fundo ativada

O único ponto negativo aqui é que a cor de fundo não é transparente, fazendo com que a caixa cubra completamente o conteúdo abaixo dela. Apesar disso, a opção funciona bem quando o intuito é criar o efeito marca-texto no Paint 3D.


E aí, essas eram algumas das suas dúvidas? Se não, tem outro post respondendo a uma série de dúvidas do Paint 3D aqui no site. Ainda assim, você pode enviar a sua dúvida logo abaixo nos comentários.

E se quiser ficar por dentro do nosso conteúdo sobre o software, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE