Problemas comuns do VirtualDub

3 problemas comuns ao usar o VirtualDub

Por em 22/11/2018

Ene Dicas VirtualDub

O VirtualDub é um dos softwares mais clássicos quando o assunto é edição de vídeo. Ainda assim, o usuário costuma enfrentar alguns problemas que nunca foram solucionados devido a sua falta de atualização. Por isso, no post de hoje, nós falaremos de 3 problemas comuns do VirtualDub que você pode vir a enfrentar.

Formato de vídeo incompatível com o VirtualDub

Este é um problema muito recorrente entre os novos usuários do software. Apesar de ser um editor de vídeos, o VirtualDub não suporta alguns formatos de vídeo como, por exemplo, o MP4. Por conta disso, é muito comum ver usuários enfrentando problemas para abrir vídeos na ferramenta, já que o MP4 é atualmente um dos formatos mais utilizados do mundo. Ao tentar abrir um vídeo, você irá se deparar com a mensagem “The file [arquivo] is of an unknown or unsupported file type.”.

Erro do VirtualDub - Formato de vídeo incompatível

Mensagem de erro de formato incompatível

Caso você seja um desses usuários, você terá de recorrer a um conversor de vídeos para que possa tornar o vídeo compatível com o VirtualDub. Uma boa opção de software para conversão de vídeos é o Format Factory que, inclusive, falamos sobre neste post. E não se esqueça de escolher um formato de vídeo compatível com o VirtualDub na hora converter seus vídeos. Veja abaixo a lista de formatos compatíveis:

  • Audio Video Interleave;
  • MPEG-1;
  • IFF ANIM;
  • Adobe filmstrip;
  • GIF;
  • Raw video;
  • Sequência de imagens (JPG, PNG, Bitmap, entre outros) e;
  • AVI File Input Driver.

Agora, se você pretende exportar em vídeos em MP4 pelo VirtualDub, por exemplo, você precisará de codificador externo. Veja como fazer isso em nossa videoaula.

Ausência de codecs de vídeo

Mesmo depois de converter o seu vídeo para um dos formatos compatíveis com o software, você ainda pode enfrentar problemas para abri-lo. Esse problema costuma acontecer devido à ausência de codecs de vídeo no computador. Só para ilustrar, a mensagem de erro mostrada pelo VirtualDub ao tentar abrir um vídeo é a seguinte: “Couldn’t locate decompressor for format ‘[formato]’ (unknown)”.

Erro do VirtualDub - Ausência de Codec de vídeo

Mensagem de erro de codec de vídeo | Fonte: VideoHelp Forum

Codecs são programas que permitem compactar ou descompactar arquivos de áudio e vídeo, possibilitando sua geração ou sua visualização. Basicamente, é graças aos codecs que podemos reproduzir vídeos ou ouvir música, por exemplo. Da mesma forma, eles são responsáveis por gerar esses tipos de arquivos, por isso eles são necessários para editar arquivos de vídeo no VirtualDub. Assim sendo, você terá que instalar um pacote de codecs de vídeo em seu computador para resolver este problema.

Leia também »  Conheça algumas ferramentas de prototipagem gratuitas

Existem diversos pacotes de codecs de vídeo gratuitos disponíveis para download. Entre eles, indico dois pacotes que costumam suprir tranquilamente a necessidade de qualquer usuário:

K-Lite Codec Pack – o K-Lite é um dos pacotes de codec mais completos e utilizados para reprodução e geração de vídeos. Ele suporta uma grande quantidade de formatos, não apenas de arquivos de vídeo, como também de arquivos de áudio.

O pacote possui diversas versões disponíveis, porém, a versão Standard é a mais recomendada caso você não saiba exatamente do que precisa. Você pode baixar o K-Lite Codec Pack através do site do pacote.

Xvid Codec – o projeto Xvid é uma iniciativa open source que suporta os principais formatos de arquivo de vídeo. A diferença entre os dois é que o Xvid não suporta arquivos de áudio. Por outro lado, ele costuma ter uma compatibilidade melhor com os formatos suportados pelo VirtualDub.

Você pode baixar o Xvid Codec através do site do pacote.

Se ainda estiver com dúvidas sobre o assunto, leia nosso artigo sobre codecs de vídeo.

Problemas com a versão do VirtualDub

Um dos problemas comuns do VirtualDub está relacionado a sua versão 64-bit. Basicamente, o software em 64-bit pode não conseguir editar qualquer vídeo devido à incompatibilidade com alguns componentes que só possuem versão em 32-bit (saiba mais sobre as diferenças entre softwares 32-bit e 64-bit). Nesse caso, o ideal é baixar e utilizar a versão 32-bit do VirtualDub, pois possui maior compatibilidade com seus componentes.

Você pode baixar o VirtualDub 32-bit na página do software no SourceForge.


Como dito no início, esses são os problemas mais comuns de acontecerem no VirtualDub. Caso você esteja tendo outros problemas com o software, comente logo abaixo. Além disso, siga-nos no Facebook e em nosso Instagram para receber mais dicas e tutoriais.

PUBLICIDADE