O que é PPI e qual a resolução mais indicada para cada tarefa
Toda arte gráfica, seja ela para web ou para impressão, é formada primordialmente por pixels. Isso significa que, ao criar um documento, por mais que você defina uma grande medida em centímetros, por exemplo, o que definirá a qualidade da sua impressão será a quantidade de pixels, ou o PPI. É através dele que podemos definir a qualidade visual de um trabalho e para qual meio ele será utilizado. Por isso, logo abaixo você verá o que é PPI e qual resolução é a mais indicada para cada tipo de trabalho.
Primeiramente, é preciso entender o que é PPI. Basicamente, PPI é a sigla para Pixels Per Inch, que significa Pixels Por Polegada. Através dessa medida, é possível obter mais qualidade na finalização de um trabalho, ou seja: quanto mais PPI, maior a qualidade final da arte. Entretanto, existem padrões de resolução que devem ser usados em cada tipo de tarefa já que eles oferecem exatamente a quantidade necessária de pixels para que a arte seja visualizada com nitidez.
Por exemplo, uma imagem de 300×400 pixels com 150ppi terá ao ser impressa o tamanho de 5×6,8 cm. Porém, a mesma imagem com as mesmas medidas em pixels, mas com 300ppi de resolução terá o tamanho de 2,5×3,4 cm ao ser impressa. Isso significa que, quanto maior a resolução da imagem, menor ela ficará ao ser impressa. É por isso que, ao tirarmos uma foto, ela já é renderizada em alta resolução, possibilitando que seja impressa em tamanhos maiores.
Resoluções PPI mais utilizadas em trabalhos gráficos
Apesar de você ter a liberdade de definir qual a quantidade de PPI que seu trabalho terá (como é o caso do Chasys Draw IES), existem alguns valores considerados padrões para determinadas tarefas. Essas resoluções padrões permitem que todo trabalho seja visualizado perfeitamente, sem qualquer distorção, isso se usadas da maneira correta, é claro.
No geral, existem quatro níveis de resolução que são utilizados com maior frequência: 72ppi, 150ppi, 300ppi e 600ppi. No Gravit Designer, por exemplo, é possível trabalharmos com todos esses níveis, exceto 600ppi. Cada uma é voltada para um determinado tipo de trabalho, e explicaremos isso logo abaixo.
72ppi: é o menor padrão de resolução existente. É considerada a medida ideal para imagens voltadas à internet e telas de computador já que para isso não é necessário uma grande quantidade de pixels para se obter uma boa resolução. Muitas vezes você encontrará imagens na internet com 96ppi, porém, isso é mais que o necessário, por isso, procure evitar.
150ppi: essa resolução costuma causar um pouco de confusão em algumas pessoas, isso porque assim como o padrão que falaremos em seguida, o de 300ppi, ela também é utilizada para trabalhos impressos. O porém é que, como 150ppi oferece uma qualidade mínima de impressão, essa opção é mais voltada a jornais e outdoors. Enquanto o jornal é uma mídia de baixa longevidade, outdoors costumam ser colocados a uma grande distância do local de visualização, o que dispensa a necessidade de uma alta qualidade de impressão em ambos os casos.
300ppi: uma resolução de alta qualidade e que é usada na grande maioria dos trabalhos impressos, pois possibilita uma ótima visualização de todo o conteúdo. Revistas, folhetos, anúncios impressos, livros… São apenas alguns dos vários impressos que utilizam essa resolução.
600ppi: essa resolução de altíssima qualidade possui uma única e específica função: impressão de fotos. Para obter um bom resultado ao imprimir fotos, é necessário que elas tenham um valor igual ou superior a 600ppi, caso contrário, sua foto não ficará tão nítida quanto deveria.
Após essa breve explicação sobre padrões de resolução, fica claro que as mais utilizadas são as de 72ppi e 300ppi, sendo essas duas as que devem ser lembradas mais facilmente caso você execute diversos tipos de tarefas.
E você pode receber mais dicas como essa seguindo nossas redes sociais ou assinando nossa newsletter mensal.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.