Frame rate de vídeos

O que é o frame rate de um vídeo?

Por em 16/03/2021

Enepédia

Se você está começando a editar vídeos agora, uma das primeiras coisas que você deve entender é o significado do termo frame rate.

Frame rate, em português taxa de quadros ou taxa de fotogramas, é uma medida que define quantos quadros um vídeo terá. A partir do valor dessa taxa, é possível obtermos vídeos com transições mais suaves ou mais bruscas.

Para definirmos o frame rate de um vídeo, temos como base a medida FPS. Se você é um gamer, provavelmente já deve saber o que significa essa sigla, mas se não, eis abaixo uma breve explicação.

O FPS (Frames per Second), ou Quadros por Segundo, é o que determina a quantidade de quadros que o vídeo terá a cada segundo. Por exemplo: se o vídeo tiver 30 FPS, isso significa que a cada segundo de vídeo serão mostradas 30 imagens (quadros) em sequência.

Como funciona o FPS

Como funciona o FPS

A taxa de quadros por segundo irá sempre variar de acordo com a finalidade do vídeo. Ainda assim, essa taxa costuma ser de no mínimo 12 FPS, e no máximo 60 FPS.

Frame rate ideais para cada tipo de vídeo

Mesmo variando entre 12 e 60 FPS, existem taxas de quadros específicas para cada tipo de trabalho. É possível alterar essa taxa no momento da edição do vídeo.

O VirtualDub e o Olive Video Editor, por exemplo, são editores de vídeo capazes de fazer isso tranquilamente. Há também programas como o Format Factory, um conversor de arquivos que permite alterar o frame rate de vídeos.

Veja abaixo as principais taxas de quadros para vídeos.

Animações GIF

Se você pretende exportar o seu vídeo/animação em formato GIF, a taxa de quadros ideal é de 12 FPS. Em alguns casos, essa taxa pode ser de até 16 FPS, mas não mais que isso.

Exemplo de GIF

Exemplo de GIF | Giphy

O GIF é um formato de imagem voltado para animações de curta duração, por isso, não é recomendado utilizar um frame rate muito alto.

Leia também »  O que são margem, sangria e área de corte?

YouTube

O YouTube é uma mídia que nos permite trabalhar com arquivos gigantes se comparado ao GIF. Nesse caso, a quantidade de quadros por segundo também pode – e deve – ser maior.

Geralmente, vídeos do YouTube têm 30 ou 60 FPS. Evite usar valores intermediários entre esses dois (ex.: 45 FPS), ou menos que 30 FPS.

Televisão

A TV é outra mídia que permite usarmos mais de uma taxa de quadros. Assim como no YouTube, vídeos para televisão podem ter 30 ou 60 FPS. Mas não só isso, é possível usar também 25 e 50 FPS.

O que possibilitou a transmissão de programas a 50/60 FPS foi a chegada do sinal digital às TVs. Tirando as transmissões de baixa resolução, todas as outras são capazes de transmitir nessas taxas.

Cinema

O cinema possui uma restrição quanto à variação da taxa de quadros. Isso porque, por padrão, um filme deve ter 24 quadros por segundo – nem mais, nem menos.

Usar uma taxa diferente pode causar estranheza em quem assiste, já que estamos todos acostumados à velocidade de movimento de um filme com 24 FPS.

Taxa de 29,97 quadros por segundo

Provavelmente você também já ouviu falar nesse frame rate. A taxa de 29,97 FPS é uma variação dos 30 FPS criada para atender o surgimento das televisões coloridas.

Com o passar do tempo, essa se tornou uma taxa muito comum, tanto que boa parte das câmeras atuais gravam por padrão nessa taxa de quadros.

Entretanto, as TVs atuais suportam tranquilamente 30 FPS, por isso, usar 29,97 quadros por segundo não é mais uma obrigatoriedade.


Deu pra entender bem como funciona o frame rate, não é mesmo?

Aqui no site, você encontra mais conteúdo sobre edição de vídeo e assuntos relacionados. Para ficar por dentro, é só seguir nossas redes sociais ou inscrever-se em nossa newsletter mensal.

PUBLICIDADE