
Dicas básicas do Gravit Designer #3
Chegou a hora de mais um artigo da série de dicas do Gravit Designer. Neste terceiro post, eu falarei sobre duas funcionalidades importantíssimas do software: as Máscaras e a opção Duplicar.
Como sempre, a série de dicas básicas traz funcionalidades que valem ser ressaltadas devido à importância que elas podem ter. Sobre o Gravit, há outros dois posts além deste aqui com dicas do software.
No Dicas Básicas #1, eu falei sobre as Réguas, a Biblioteca de Vetores e o Modo Escuro do Gravit. Enquanto isso, em Dicas Básicas #2 vimos a inserção de Lorem Ipsum automática, conversão de imagens em vetor, e ainda, a opção Simplificar.
Enfim, confira abaixo mais dicas do Gravit Designer.
Como criar máscara no Gravit
Se você utiliza softwares de edição gráfica, já deve saber o que são máscaras. Mas, para quem não sabe, as máscaras permitem que um objeto seja inserido dentro de outro, limitando a visualização ao formato do objeto principal.
Em outras palavras, é como se você estivesse assistindo a um programa na TV, no qual você vê apenas a imagem que a câmera pega. Todo restante do cenário não pode ser visto, apesar de estar presente.

Foto inserida através de máscara em monitor
Aprender a usar a máscara do Gravit Designer é extremamente importante, pois ela não só facilita o trabalho, como também aumenta as possibilidades de criação. Aqui no site, por exemplo, eu utilizei essa opção em tutoriais como o efeito de vidro esfumaçado e o texto glitch no software.
Dessa vez, eu explicarei passo a passo como fazer uma máscara. Primeiramente, saiba que você precisará de, ao menos, dois objetos para criar a máscara, sendo que um deles será responsável por mascarar os demais objetos.
Assim sendo, crie a forma que deseja usar como máscara. Em seguida, posicione-a em cima do objeto a ser mascarado. Caso a forma esteja por baixo do outro objeto, basta ir ao menu Modificar > Organizar > Trazer para a Frente.
Por fim, selecione os dois objetos e vá ao menu Modificar > Mascarar com Forma (ou utilize as teclas Ctrl+Shift+M). Pronto, a máscara foi criada.
Caso você queira editar o conteúdo dentro da máscara, basta clicar duas vezes sobre o objeto, ou então, pressionar a tecla Ctrl e clicar no objeto dentro da máscara.
Opção Duplicar do Gravit Designer
Tão essencial quanto a máscara, a opção Duplicar do Gravit Designer pode ser usada em diversas situações. Você pode duplicar objetos em sua posição original tanto quanto numa nova posição.
Há duas maneiras de acessar a opção:
- Através do menu Editar > Duplicar;
- Ou então, pelo atalho Ctrl+D.
Para duplicar um objeto no Gravit, basta estar com ele selecionado e ativar a opção através de uma das formas acima. Dessa forma, a cópia será feita na mesma posição do objeto original.
No entanto, caso você mova o objeto duplicado e duplique ele novamente, a nova cópia será feita com base na movimentação feita. Ou seja, você pode criar uma sequência de um mesmo objeto através da opção Duplicar.

Sequência de objeto duplicado
O que achou das dicas? Se quiser receber mais dicas como essas, siga nossas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter mensal no rodapé do site.
Paulistano, 28 anos, Designer, bem geek e criador do Ene Maneiras.