Editor de código online Phoenix Code

Conheça o Phoenix Code: versão web do Brackets

Por em 31/05/2022

Brackets Ene Dicas

Após a saída da Adobe do projeto Brackets, os usuários do aplicativo ficaram bem ansiosos para ver mudanças nele. Pois hoje eu falarei do lançamento do Phoenix Code, um editor de código online desenvolvido pela comunidade do Brackets.

Em resumo, o Phoenix é uma versão web do próprio Brackets. Ela pode ser utilizada através do próprio navegador, assim como o VS Code Web, versão online do editor de código open source da Microsoft.

Imagem da interface do Phoenix Code

Interface do Phoenix Code é semelhante à do Brackets

O projeto foi anunciado há cerca de dois meses através da comunidade do aplicativo no Reddit. Obviamente, por conta disso, o Phoenix Code ainda está em fase alfa de desenvolvimento, ou seja, é possível que você enfrente alguns problemas de estabilidade durante o uso.

Apesar disso, a maioria das principais funcionalidades do Brackets estão presentes na versão online. O Quick View e o Quick Edit, por exemplo, estão disponíveis e funcionando perfeitamente.

O Live Preview é outra funcionalidade que também está presente no Phoenix Code. Neste caso, é gerado um link que permite visualizar o arquivo em uso na própria interface do aplicativo tanto quanto em uma nova aba.

Live Preview do Phoenix Code pode ser aberto em nova aba através de um link gerado pelo aplicativo

Live Preview funcionando em uma aba nova

Uma das poucas funcionalidades que ficaram de fora da versão online foram as extensões. Mas fique tranquilo pois no próprio anúncio do projeto foi dito que já estão trabalhando para que também seja possível utilizá-las no Phoenix em breve.

Trabalhe online e localmente ao mesmo tempo

Apesar de funcionar de forma online, ou seja, através do navegador, é possível trabalhar com arquivos locais no Phoenix. O editor permite que você acesse e carregue pastas locais para edição através do navegador, sem a necessidade de baixá-las novamente após a edição.

Leia também »  3 softwares gratuitos para criar uma fonte do zero

Vale ressaltar que não é possível carregar arquivos separadamente no Phoenix Code. É necessário carregar toda a pasta que contém o arquivo para que possa editá-lo no aplicativo.

Mesmo trabalhando com arquivos locais, também é possível publicar o projeto para acesso online através do próprio editor. Após a publicação, o link do projeto fica disponível por 7 dias e você pode compartilhá-lo com qualquer pessoa.

Caixa de diálogo explicando o processo de publicação do site no aplicativo

Janela de publicação do projeto

Estabilidade nos principais navegadores

Apesar de ainda estar em fase alfa, o Phoenix já funciona com maior estabilidade em alguns dos principais navegadores da atualidade. Usuários do Chrome, Chromium, Edge e Opera deverão ter uma boa experiência no uso do aplicativo.

Por outro lado, quem usa o Firefox deve ter um pouco mais de dificuldade. Ao abrir o Phoenix Code no navegador, é informado que algumas de suas funcionalidades não funcionam, e ainda, é indicado o uso através de um dos navegadores citados acima.

Caixa de diálogo avisando que o navegador atual não é suportado pelo aplicativo e indicando outros navegadores compatíveis

Alerta mostrado no Mozilla Firefox

Ainda assim, no mesmo alerta é dito que estão trabalhando para torná-lo compatível também com o Firefox. Então, se você é usuário do navegador da Mozilla, em breve você também poderá usar o Phoenix sem problemas de compatibilidade através dele.


E aí, o que achou do Phoenix Code? Você pode acessá-lo através do link phcode.dev. Assim como o Brackets, o Phoenix é um projeto open source, ou seja, gratuito!

E para ficar por dentro das novidades sobre o Brackets, siga nossas redes sociais ou se inscreva em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE