Acessar FTP pelo Notepad++

Como acessar um servidor FTP pelo Notepad++

Por em 21/06/2022

Ene Tutoriais Notepad++

Apesar de existirem aplicativos para acesso a servidores FTP, também é possível fazer isso diretamente nos editores de código. E hoje, nós veremos como acessar um servidor FTP através do Notepad++.

Assim como a maioria dos aplicativos de edição de código, o Notepad++ necessita de um plugin para fazer isso. Nesse caso, o plugin a ser usado será o NppFTP, ferramenta criada especificamente para o editor do camaleão.

O NppFTP tem como função justamente o acesso a servidores FTP. Com ele, é possível acessar, navegar e editar os arquivos de um servidor remoto, tudo através da interface do Notepad++.

Simples, não é mesmo? Caso você não saiba como instalar plugins no aplicativo, temos um tutorial sobre isso. Do contrário, veja como acessar um servidor FTP usando o Notepad++.

Vamos ao que interessa!

Já com o NppFTP instalado no aplicativo, precisamos acessar sua interface. Assim sendo, vá ao menu Plugins > NppFTP e escolha a opção Show NppFTP Window. Feito isso, a interface do plugin será mostrada na lateral do Notepad++.

Imagem da interface do plugin NppFTP sem servidor conectado

Interface do NppFTP

A princípio, por não haver nenhum servidor configurado, quase todas as opções do plugin estarão inacessíveis, exceto as duas últimas. Assim sendo, clicaremos na primeira opção disponível, Botão Settings do NppFTP em formato de porca Settings > Profile settings, para configurarmos a conexão com o servidor.

Uma nova janela será aberta na qual poderemos efetuar a configuração do servidor FTP. Vale ressaltar que você pode configurar diversos servidores no NppFTP e deixá-los salvos, assim você pode acessá-los posteriormente sem a necessidade de configurá-los novamente.

Primeiramente, clique no botão Add new, logo abaixo da barra lateral esquerda. Então, insira um nome para o servidor que deseja adicionar e clique em OK. Pronto, o perfil já está criado, agora vamos às configurações.

Janela de adição de novo servidor FTP no NppFTP em branco

Janela de configuração de servidor FTP

Provavelmente você só precisará inserir as configurações da aba Connection, porém, dependendo das configurações do seu servidor, você pode precisar mexer nas demais abas. Por isso, nesse tutorial focaremos apenas nas configurações básicas.

No primeiro campo, Hostname, você deve inserir o nome do seu servidor, que geralmente possui o formato ftp.meuservidor.com.br. Ao lado, no campo Connection type, escolha o tipo de conexão que você deseja executar. O valor padrão para este campo é FTP (não segura), mas você deve selecionar de acordo como está indicado no seu servidor.

Leia também »  ▶ Como usar as ferramentas de esboço 3D do Paint 3D

Logo abaixo haverá o campo Port. Neste campo, você precisa inserir o número da porta utilizada para acessar o seu servidor FTP. Na maioria dos casos, para o tipo de conexão FTP o número da porta é 21, contudo, também é necessário confirmar nas configurações do seu servidor.

Em seguida, nos campos Username e Password, insira o usuário e a senha de acesso ao seu servidor. Caso você queira que a senha do servidor seja sempre solicitada para poder acessá-lo, marque a opção Ask for password.

Por fim, temos mais dois campos. O campo Timeout define o tempo limite em segundos de tentativa de conexão com o servidor. Ao atingir o tempo limite (30 segundos por padrão), a conexão falha.

Já no campo Initial remote directory você pode definir que a conexão seja feita diretamente em uma pasta específica do servidor. Alguns servidores, por exemplo, utilizam a pasta public_html como local dos arquivos do site. Nesse caso, basta inserir /public_html no campo para acessá-la diretamente.

Inseridas as informações, feche a janela de configuração. Agora, para acessar o FTP, vá à interface do NppFTP e clique no botão Botão (Dis)Connect do NppFTP em formato de plug (Dis)Connect, então selecione o servidor recém-configurado. Após alguns segundos, a conexão será estabelecida e já será possível visualizar e acessar os arquivos através do Notepad++.

Pastas de servidor FTP disponíveis para acesso pelo NppFTP

Servidor FTP conectado


E aí, conseguiu configurar o acesso ao FTP pelo Notepad++? A conexão funcionará perfeitamente, exceto se o servidor estiver instável ou algum dos dados estiver incorreto.

Após acessar o FTP, você só precisa clicar duas vezes sobre o arquivo que deseja para começar a editá-lo. Feita a edição, basta salvar o arquivo para atualizá-lo no servidor FTP.

Se quiser aprender mais sobre o Notepad++, siga nossas redes sociais ou se inscreva em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE