Dúvidas do Paint 3D #3

Dúvidas básicas do Paint 3D #3

Por em 26/07/2022

Ene Dúvidas Paint 3D

O Paint 3D é um aplicativo muito básico e, por isso, acaba gerando muitas dúvidas em seus usuários. Neste artigo, eu responderei mais três dúvidas comuns de se ter no aplicativo.

Normalmente, as dúvidas dos usuários em relação ao software costumam ser sobre funcionalidades inexistentes. São opções que, caso existissem, abririam um novo leque de possibilidades.

Por outro lado, existem também as dúvidas sobre opções que não estão tão claras assim. Elas existem, mas estão descritas de uma forma não tão direta.

Enfim, são muitas as dúvidas. Confira abaixo três dúvidas básicas do Paint 3D.

Dá para mudar a forma de um objeto 3D?

Como sabemos, o Paint 3D possui alguns objetos 3D pré-definidos que podemos inserir em um documento. Mas será que podemos mudar o formato desses objetos livremente, por exemplo, cortar a ponta de um cone ou arredondar as arestas de um cubo?

samuniuson diz "Tem como deleta ou corta uma parte do objeto 3d se sim me ajuda"

Comentário retirado da videoaula #2 do Paint 3D

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente em usuários recém-chegados no aplicativo. Isso porque, após a inserção de um objeto 3D, as opções mostradas são bem básicas, como mudar a cor do objeto, girá-lo, entre outras.

Assim sendo, não é possível mudar a forma de um objeto 3D no Paint 3D. Apesar de ser voltado para trabalhos 3D, o aplicativo é bem básico e não permite editar um objeto após a sua criação.

A única maneira de criar objetos de forma livre é através das opções de Esboço 3D. Elas permitem que você crie objetos à mão livre, sem um molde pré-definido. Ainda assim, também não é possível editar os objetos criados através da ferramenta posteriormente.

Como salvar um documento como imagem?

Apesar de parecer algo simples, muita gente tem dúvida na hora de salvar um arquivo como imagem no Paint 3D. Os diversos formatos e opções disponíveis na hora da exportação acabam causando uma certa confusão, principalmente nos mais leigos.

Rai Santos Barros diz "Estou com uma duvida de como salvar as imagens ( ex: PNG,JPG,BMP....etc ),e tbm no tamanho de cada uma,poderia fazer um video explicando os formatos e em qual area ele se encaixa melhor ? ( impressão ou web)"

Comentário retirado da videoaula sobre Esboço 3D

A janela de exportação do Paint 3D (acessada através do Menu > Salvar como > Imagem) traz uma série de opções para configuração da imagem. Nela, é possível definir o formato, as dimensões, a transparência da imagem, além de verificar o tamanho final que o arquivo terá.

Leia também »  ▶ Como inserir Fade In/Out em vídeos no VirtualDub

Os formatos disponíveis para exportação são cinco: PNG, JPEG, GIF, Bitmap e TIFF. Cada um deles tem características distintas, mas em resumo, dá para agrupá-los da seguinte forma:

  • O PNG e o TIFF permitem salvar imagens com transparência e alta qualidade;
  • GIF e Bitmap possuem um limite de cores, resultando em imagens com menos qualidade e consequentemente mais leves;
  • O JPEG possui uma alta compressão, entretanto, reduz pouco a qualidade da imagem.

Saber as características de cada formato é vital para salvar as imagens da forma correta. Aqui no site, temos um artigo explicando melhor as diferenças entre os principais formatos de imagem.

Janela com opções de salvamento da imagem, como formato, dimensões, etc.

Opções de salvamento de imagem

Vale lembrar que, caso não haja formas 3D inseridas no documento, o Paint 3D não exibirá a tela de configuração. Em vez disso, o aplicativo abrirá diretamente a janela para escolher o local de salvamento.

Como juntar objetos 3D?

Já que não é possível alterar o formato de um objeto 3D, podemos ao menos combiná-lo com outro objeto 3D? Essa é mais uma dúvida frequente dos usuários do aplicativo.

Moaabacat diz "gostaria de saber se a uma maneira de eu juntar(grudar) um objeto 3d em outro"

Comentário retirado da videoaula #2 do Paint 3D

E, nesse caso, a resposta é sim, podemos juntar objetos 3D no Paint 3D. Para fazer isso, usaremos a opção Agrupar do aplicativo, além da sobreposição de objetos.

Caso você não saiba, os objetos 3D do aplicativo se sobrepõem uns aos outros, de forma que se atravessam quando em contato. Assim, é possível criar combinações a partir de diversos objetos.

Por exemplo: crie um cubo e uma esfera, então posicione a esfera em uma das laterais do cubo. Ativando a Exibição 3D, você verá que a esfera e o cubo estão atravessando um ao outro, dando a impressão de que são um só objeto.

Esfera e tubo quadrado unidos na cor verde

Objetos 3D agrupados

Para uni-los e torná-los de fato um só objeto, selecione os dois e clique na opção Agrupar da barra lateral. Pronto, agora os objetos estão unidos e terão as mesmas configurações em caso de edição.


E aí, você também tinha alguma das dúvidas acima? Se não, dê uma olhada em nossos primeiro e segundo artigos da série, ou então, comente abaixo qual a sua dúvida sobre o Paint 3D.

E se quiser ficar por dentro do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais ou se inscreva em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE