Vídeo sem fundo no Paint 3D

▶ Dá para exportar vídeo sem fundo no Paint 3D?

Por em 04/07/2022

Ene Dúvidas Olive Paint 3D Videoaulas Olive Videoaulas Paint 3D

Como sabemos, o Paint 3D é capaz de animar objetos 3D e criar vídeos curtos a partir dessas animações. Mas será que é possível exportar esses vídeos sem fundo, ou seja, com fundo transparente?

Essa é uma dúvida frequente dos usuários do aplicativo. Em sua maioria, a ideia é utilizar esses vídeos animados do aplicativo em apresentações e vídeos posteriormente.

Mas afinal, dá ou não dá para exportar um vídeo sem fundo no Paint 3D?

E a resposta é…

Não, não é possível exportar as animações do aplicativo com fundo transparente. Apesar de ter uma opção que permite deixar o plano de fundo transparente, ela vale apenas para imagens.

No caso de vídeos, o Paint 3D insere automaticamente um plano ao fundo. Esse plano tem como intuito melhorar a sensação de profundidade, principalmente no caso de haver mais de um objeto 3D em cena.

Avião 3D em plano de fundo acinzentado em vídeo do Paint 3D

Plano de fundo padrão do Paint 3D

Isso significa que não temos como usar uma animação criada no software sem o fundo? Não exatamente.

Leia também »  ▶ Como abrir arquivos PHP no Live Preview do Brackets

Existe uma forma de obter um vídeo sem fundo do Paint 3D através de outros aplicativos. Basicamente, usaremos um editor de vídeo para aplicar a técnica de chroma key na animação criada. Aliás, vale ressaltar que o criador dessa “gambiarra” foi um usuário do fórum da Microsoft.

Foto de uma câmera em um tripé com um fundo verde de chroma key

Chroma key é normalmente aplicado com um fundo verde ou azul | ZapTheDingbat em VisualHunt

Para este tutorial, eu usarei o Olive, editor de vídeos open source que eu apresentei aqui no site alguns meses atrás. Entretanto, você pode utilizar qualquer outro aplicativo que suporte o uso de chroma key.

Não faz ideia de como isso vai funcionar? Então, assista a videoaula a seguir.

Vamos à videoaula!

O que achou da técnica usada? Já havia pensado nisso para remover o fundo de vídeos do Paint 3D? Se tiver dúvidas, comente logo abaixo.

E para ficar por dentro das nossas videoaulas, siga nossas redes sociais ou se inscreva em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE