▶ Dá para adaptar um texto a uma forma no LibreOffice Draw?

Por em 15/08/2022

Ene Dúvidas LibreOffice Draw Videoaulas LibreOffice Draw

A dúvida de hoje é sobre uma opção muito comum de se encontrar em aplicativos de design. Mas será que é possível adaptar um texto a uma forma usando o LibreOffice Draw? É o que descobriremos nessa videoaula.

A ideia aqui é, basicamente, fazer com que uma palavra ou uma frase acompanhe o contorno de uma forma no software. Essa técnica costuma ser muito utilizada para contornar silhuetas de pessoas, ondas, etc.

Aliás, eu já mostrei como fazer essa mesma técnica, porém, usando o Corel Vector (antigo Gravit Designer). Diferentemente do aplicativo da Corel que possui uma opção específica para isso, no LibreOffice Draw é necessário adaptar o uso de algumas opções para criar este efeito.

Em resumo, há duas formas de obter um texto adaptado a uma forma no Draw. Em ambas, nos aproveitaremos das opções do Fontwork, funcionalidade que permite estilizar textos no aplicativo.

Lista de opções de efeitos da galeria do Fontwork do LibreOffice Draw

Fontwork possui uma série de opções de estilização

A primeira forma de fazer isso usa como base as próprias caixas de texto do aplicativo. Já a outra maneira usará a Galeria do Fontwork para reproduzir o efeito do texto adaptado à forma.

Leia também »  ▶ Como fazer uma capa de Facebook no LibreOffice Draw

Quer entender como isso vai funcionar? Então, veja abaixo como adaptar um texto a uma forma no LibreOffice Draw.

Vamos à videoaula!

E aí, deu para adaptar o texto à forma no LibreOffice Draw com base nessa videoaula? Se tiver dúvidas ou perguntas sobre o processo, comente logo abaixo!

E para ficar por dentro dos nossos conteúdos sobre o aplicativo, siga nossas redes sociais ou se inscreva em nossa newsletter mensal no rodapé do site.

PUBLICIDADE